Uma iniciativa da Associação Catarinense de Supermercados
(Acats) e da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Pesca através
da Epagri pretende estimular a demanda de consumo por produtos oriundos da
agricultura familiar catarinense. Uma pesquisa feita em dez regiões do Estado
mapeou fornecedores qualificados por categorias para a aproximação com as redes
supermercadistas a fim de facilitar a chegada destes produtos às famílias
catarinenses.
A ACATS tem um histórico de ações em
parceria com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca e a Epagri.
Desde 2009, a Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados -
EXPOSUPER abre espaço para o projeto Pequenos Produtores da Agricultura
Familiar de Santa Catarina, para que estes produtos possam ser apresentados e
negociados diretamente aos supermercadistas catarinenses.
O projeto tem como objetivo
fortalecer a participação de pequenas empresas sediadas no Estado, com a
qualificação necessária (qualidade, preço e prazo) para oferecer produtos aos
supermercados catarinenses, de forma regionalizada. Nessa primeira etapa foram
mapeados 517 empreendimentos, em 13 categorias de produtos, que movimentará a
economia nas 10 regiões de atuação da ACATS.
O Presidente da Associação
Catarinense de Supermercados (Acats), Paulo Cesar Lopes, ressalta que este
apoio a produtores familiares já acontece de forma espontânea por parte de
várias empresas supermercadistas, principalmente as que têm lojas em regiões de
forte demanda agrícola. O que vai acontecer a partir de agora com essa parceria
é que as possibilidades de conexões entre os produtores e os profissionais
compradores das empresas será ampliada e poderá acontecer o ano inteiro. E a
deflagração da campanha certamente vai atrair atenção de novos produtores que
buscam mais varejos para as demandas de produção – afirma o dirigente.
Ainda segundo Lopes, o consumidor
catarinense será beneficiado com oferta de produtos locais ou regionais com
aproveitamento pleno das safras de hortifrutigranjeiros.
A Presidente da Epagri, Edilene
Steinwandter, chama a atenção para mais aspectos vantajosos, entre eles, a
agregação de valores à atividade do campo, geração de empregos e a consequente
fixação de famílias, disponibilização de produtos frescos e saudáveis aos
consumidores.
- Acredito que a rede de trocas
possa se organizar muito melhor em busca de eficiência diante desta campanha
que busca ser facilitadora: o produtor terá ganho de novos conhecimentos
com a capacitação de sua atividade e os mercados terão soluções de agro muito
mais próximas agilizando a questão logística tendo produtores mais perto de
suas lojas. Enfim, é uma soma de razões para levar esta iniciativa ao sucesso –
afirma.
O secretário de Estado da
Agricultura e Pesca, Ricardo de Gouvêa, entende que esta parceria vai ao
encontro a uma das finalidades da atuação de sua pasta, que é a de intervir
para que o segmento produtor fixado no campo ganhe mais competitividade através
de novas conexões de negócios dentro do próprio Estado.
"O setor supermercadista, assim
como a produção agrícola, tem grande capilaridade regional e será muito
positiva esta aproximação que ganha mais força neste momento. O Governo do
Estado está entusiasmado com o projeto e temos certeza de que agregará muito
mais famílias em relação a este grupo inicial", afirmou o secretário.
>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.
DEIXE UM COMENTÁRIO
Facebook