Alerta da Defesa Civil traz áreas em vermelho em fim de semana de temporais e chuva forte em SC
Chuva deve ser mais severa no Grande Oeste, com possibilidade de raios, granizo e vento forte; temperaturas chegam a 30°C no domingo após frente fria se afastar.

Divulgação/Defesa Civil

Divulgação/Defesa Civil

28/10/2023 - 10h44

Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para a ocorrência de temporais com chuva intensa em todo o Estado neste sábado (28) e domingo (29). O Grande Oeste e as regiões de divisa com o Rio Grande do Sul também podem registrar raios, vento forte e granizo.

Final de semana com chuva forte em SC gera risco para inundações e deslizamentos

Essas condições se estendem para toda Santa Catarina na manhã deste sábado por causa da formação de uma frente fria. Ainda, devido aos grandes volumes de chuva ao longo do dia, o risco de alagamentos, inundações e deslizamentos fica entre alto e muito alto.

Ao longo do sábado o vento predomina de norte, com intensidade que varia entre moderada e forte. As rajadas podem superar os 60 km/h, enquanto as ondas chegam 2,5 metros, de leste e nordeste, entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul.

Conforme a Defesa Civil, no domingo as condições do tempo passam a ficar menos intensas, já que a frente fria começa a se afastar gradativamente do Estado. Contudo, o tempo permanece instável com previsão de chuva, principalmente nas áreas de divisa com o Paraná.

Além disso, as temperaturas devem ficar mais altas durante o domingo, chegando à casa dos 30°C na maior parte de Santa Catarina. Entre a tarde e a noite, temporais isolados voltam a ocorrer do Extremo-Oeste aos planaltos e no Litoral Norte do Estado.

No sábado, por causa das fortes chuvas, o risco alto para deslizamentos, inundações e demais ocorrências relacionadas permanece alto. O mar fica agitado no Litoral Sul, principalmente na manhã de domingo, com ondas que atingem até 3 m de altura.

Oeste registra grandes volumes de chuva entre sexta e sábado

Conforme dados divulgados pela Defesa Civil de Santa Catarina, o Grande Oeste registrou os maiores volumes de chuva do Estado entre a sexta-feira (27) e este sábado. Dionísio Cerqueira, por exemplo, lidera o ranking com 99,8 mm nas últimas 8 horas. Veja:


Tempo permanece instável no início da semana

A partir de segunda-feira (30) o tempo deve permanecer instável em toda Santa Catarina. Dessa forma, são esperadas chuvas e trovoadas a qualquer momento do dia. O vento deve ser moderado, com rajadas fortes de 60 km/h, predominando de norte com oscilação para o sul.

De acordo com o alerta da Defesa Civil, a segunda-feira começa com clima abafado e mínimas de 16°C a 21°C em Santa Catarina. Ao longo do dia as temperaturas voltam a subir e novamente alcançam a casa dos 30°C.

O órgão de monitoramento reforçou ainda que risco de deslizamentos e inundações se mantém em nível alto devido aos volumes de chuva do fim de semana.

Já a partir de terça (31) e quarta-feira (1º), as nuvens predominam em Santa Catarina e o tempo permanece instável. Há a possibilidade de pancadas isoladas e temporais isolados à tarde.

A Defesa Civil ressaltou também que as temperaturas serão mais baixas ao longo da semana, não passando dos 24°C em grande parte das regiões.

>>>  PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook