ALERTA: Seleções tradicionais, como Uruguai e Itália, podem ficar de fora da Copa do Mundo

Foto: brasilescola.uol.com.br

Foto: brasilescola.uol.com.br

10/01/2022 - 09h41

A primeira etapa das Eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo de 2022 chegaram ao fim, com Alemanha, Inglaterra, Sérvia, Espanha, Suíça, França, Bélgica, Dinamarca, Holanda e Croácia classificadas. Se você sentiu a ausência de alguns nomes tradicionais, não está enganado. Itália e Portugal terminaram em segundo lugar em seus respectivos grupos e agora dependem da repescagem para ir ao Catar no ano que vem.

Na Europa, a derradeira oportunidade será disputada em março e dará três vagas para o Mundial. Além da Itália e de Portugal, também disputam a classificação Suécia, Ucrânia, País de Gales, Escócia, Turquia, Rússia, Polônia, Macedônia do Norte, Áustria e República Tcheca. A repescagem agora terá novo formato. As seleções serão divididas em três grupos de quatro equipes. As semifinais e finais serão disputadas sempre em jogos únicos, ou seja, não haverá espaço para erro. Os vencedores de cada chave se classificam para a Copa.

Assim, a Itália corre o sério risco de ficar de fora de sua segunda Copa do Mundo seguida. Atual campeã da Eurocopa, a seleção chegou à última rodada das Eliminatórias precisando vencer a Irlanda do Norte, em Belfast, e torcer por tropeço da Suíça diante da Bulgária. Deu tudo errado. Os italianos ficaram no empate em 0 a 0, enquanto que os suíços golearam por 4 a 0. Em 2018, a Itália ficou de fora do Mundial na Rússia, após ficar em segundo no qualificatório, atrás da Espanha, e cair na repescagem diante da Suécia, perdendo fora e empatando em casa. Agora luta para não perder seu quarto Mundial da história – além de 2018, o selecionado ficou fora também em 1930 e 1958.

Quem também acabou tropeçando foi Portugal, campeão europeu em 2016. A equipe lusa estava se classificando até o último minuto do jogo com a Sérvia, quando sofreu o gol da virada, em pleno Estádio da Luz, em Lisboa. A derrota por 2 a 1 mandou o o time de Cristiano Ronaldo para a repescagem, mas o craque garante que o selecionado vai estar no Catar. “O resultado foi duro, mas não o suficiente para nos abater. O objetivo de marcar presença no Mundial 2022 continua bem vivo e sabemos o que temos de fazer para lá chegar. Sem desculpas. Portugal rumo ao Catar”, escreveu o atacante em suas redes sociais.

Na América do Sul, as Eliminatórias chegaram à 14ª rodada.  Brasil e Argentina já estão garantidos e o Equador está quase dentro. A grande decepção, no entanto, é com o Uruguai, bicampeão mundial (1930 e 1950), que pode ficar fora de uma Copa depois de três participações consecutivas. A Celeste Olímpica deixou a zona de classificação ao sofrer duas derrotas seguidas em novembro, para Argentina e Bolívia.

No momento, está em 7º, com 16 pontos, mesma pontuação do Chile, que é 6º e atrás de Colômbia e Peru, com 17. Depois de 15 anos no comando da seleção, Óscar Tábarez deixou o cargo. As Eliminatórias da América do Sul garantem vaga direta aos quatro primeiros, enquanto o 5º lugar disputa uma repescagem com uma seleção de outro continente, ainda não definida pela Fifa. Na 15 rodada, dia 27 de janeiro, o Brasil sai para pegar o Equador, a Argentina enfrenta fora de casa o Chile, enquanto que o Uruguai jogará suas chances longe de seu torcedor contra o Paraguai.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • Correio do Povo



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook