A Agência Nacional de
Telecomunicações (Anatel) planeja criar um selo de
qualidade para indicar quais são as melhores operadoras de telefonia móvel do
país. O presidente da agência, Leonardo Morais, defende a criação de uma
ferramenta onde o consumidor identifique quem oferece o melhor serviço em cada
região.
Por exemplo, com o aplicativo o consumidor poderá ver
qual operadora oferece maior velocidade de download, menor instabilidade e
menor latência no caminho que ele faz ou mesmo no bairro onde trabalha.
“Eu estou tentando convencer os meus pares de ter uma
ferramenta na Anatel que empodere o usuário para o usuário ter condições de
saber qual é a melhor operadora com selo da Anatel”, afirmou Morais.
“A partir do momento que eu te empodero como
consumidor você, com essas informações, pode dizer: qual a informação mais
sensível para mim? É preço ou qualidade?”, disse.
A contratação da ferramenta é uma proposta da área
técnica da agência com o objetivo de também aumentar a concorrência entre as
empresas. “Eu gero nas prestadoras uma competição por qualidade. Você, como
consumidor, tem no celular quem oferece o melhor serviço”, explicou Morais.
O secretário Nacional do Consumidor, Luciano Benetti
Timm, afirmou que esse tipo de ferramenta é positivo, desde que a agência
trabalhe com dados próprios e não fique refém de informações das próprias
empresas em avaliação.
Segundo Timm, o consumidor tem dificuldade de avaliar
a qualidade do serviço de telefonia e internet por falta informação sobre os
indicadores de qualidade.
“Infelizmente nesse ponto é difícil para consumidor
avaliar a qualidade. Muitas vezes ele não sabe, não consegue ver o número. É
mais fácil reclamar de coisas como cobrança irregular, ligação que incomoda do
que qualidade”, disse.
Segundo dados da Anatel, o serviço de telefonia celular
pós-pago é o principal alvo de reclamações entre os serviço de telecomunicação,
e é responsável por 35% dos 218.356 registros feitos nos canais de atendimento
da agência. Entre os motivos das reclamações registradas na Anatel, a principal
queixa é de problemas de cobrança.
O Sinditelebrasil, sindicato que representa as operadoras de telefonia celular,
afirmou que “a melhoria da qualidade é sempre um objetivo perseguido pelas
prestadoras, que investem constantemente em ações de melhoria e expansão dos serviços”.
Sobre a proposta da criação de um selo de qualidade, o
Sinditelebrasil informou que o assunto ainda se encontra em debate no conselho
diretor, por isso, aguardará a decisão da agência reguladora para comentar.
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