Fotos: Ascom/Divulgação/JRTV
O município de Anchieta foi sede nesta quarta-feira (16) do 2º Seminário de Turismo da região da Ameosc, promovido pela Associação dos Municípios de Santa Catarina (Ameosc), por meio do Colegiado de Cultura e Turismo da região da Ameosc, em parceria com a Administração Municipal de Anchieta. A programação, que foi realizada no Centro de Múltiplo Uso do município, começou por volta das 8h com um variado café da manhã. Entre as opções, pratos que fazem sucesso entre a comunidade regional como a polenta na chapa, o salame, o queijo colonial, além dos saborosos bolos de milho e laranja.
O café da manhã foi também um momento de confraternização entre os participantes. No local, exposições de produtos artesanais dos municípios da região e suas rotas turísticas também encantaram os presentes. Mel, cerveja, vinho, cuca, frutas, sementes e queijos foram alguns dos produtos expostos, além de belos trabalhos manuais como enfeites em biscuit, panos de prato, guardanapos e outros.
Logo em seguida, teve início oficialmente o 2º Seminário de Turismo da região da Ameosc. Os mestres de cerimônia, o secretário executivo Airton Fontana e a coordenadora do Colegiado, Fernanda Stahl, fizeram uma breve apresentação do evento e anunciaram os nomes que formaram a mesa de honra. Entre as autoridades presentes na mesa de honra estiveram o prefeito e o vice de Anchieta, Ivan Canci e Edgar Benetti, o prefeito de Palma Sola, Kiko Mantelli e a Diretora Executiva da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Sisi Blind.
O presidente da Ameosc, prefeito de Anchieta Ivan Canci, abriu os pronunciamentos destacando a importância da união de esforços para impulsionar o turismo regional que já vem se destacando em Santa Catarina. “Esse seminário é parte de um processo bonito em curso na região. É o momento de encontro dos empreendedores, das pessoas do poder público que estão fazendo acontecer o turismo por aqui. Todo o encontro gera um movimento e um processo mais forte. Esperamos que com esse encontro, demos passos maiores na região na construção do turismo como uma atividade econômica importante”, disse.
Canci destacou ainda que a programação teve como objetivo conhecer experiências regionais e estaduais para que os municípios do Extremo Oeste possam avançar ainda mais. “É um momento de catalisação dos processos em curso. Dentro das possibilidades, procuramos preparar um evento legal com uma programação que trouxesse experiências de fora da região e da região para nos conhecermos e, nessa mistura, evoluir na prática dos nossos atrativos turísticos”, destaca.
Para a coordenadora do Colegiado de Cultura e Turismo da região da Ameosc, Fernanda Stahl, do município de Itapiranga, o Seminário proporciona troca de experiências e incentiva os empreendedores regionais do segmento do turismo. “Esse é, com certeza, um momento importante para o turismo da região, fomentando o que já existe e com certeza animando mais os empreendedores, fazendo com que assim, a nossa região desenvolva cada vez mais a rota turística Caminhos da Fronteira. O Colegiado está nos 19 municípios da Ameosc, trabalhando com todos os municípios e fazendo com que uns ajudem os outros a serem motivados também”, argumenta.
No telão, os presentes assistiram a dois audiovisuais, um que apresentou as potencialidades turísticas do município sede do evento e outro que mostrou a variedade de pontos turísticos abrigados no Roteiro Turístico Caminhos da Fronteira, composto por cada um dos 19 municípios de abrangência da Ameosc. A abertura dos painéis, por volta das 10h, teve início com a palestra “A consolidação de Pomerode como destino turístico”, ministrada pela Secretária de Turismo e Cultura de Pomerode/SC, Gladys Dinah Sievert e o Gerente de promoções turísticas, Felipe Leal.
Em seguida, foi a vez da apresentação dos cases elencados para o evento, entre eles, o Case “Turismo Histórico Cultural - Centro Histórico Germânico de Itapiranga/SC”, com Inácio Oswald; “Turismo de Negócios - Tri Fronteira de Dionísio Cerqueira/SC”, com Luísa Souza e “Ecoturismo - Ar Livre Ecoturismo de Anchieta/SC”, com Anderson Cavasin.
Ao meio-dia, foi servido almoço e à tarde, novos painéis e cases foram apresentados. A palestra “Derrubadas e as belezas que cercam o salto do Yucumã”, com a Secretária de Indústria, Comércio e Turismo de Derrubadas/RS, Angelita Bomm dos Santos foi seguida da apresentação dos Cases “Turismo de Aventura - Natur Cicloturismo de Tunápolis/SC”, com Vanduir Matias Deters, “Turismo Rural - Sítio Cherobim Santos de São Miguel do Oeste/SC”, com Claudio dos Santos e “Turismo Sustentável - Bioconstrução de Guaraciaba/SC”, com Ricardo Scalco.
O Seminário foi fechado com chave de ouro, com um tour de cerca de 2 horas aos atrativos turísticos de Anchieta, Cantinho do Sossêgo, Vinha dos Ventos, Birrificio Frisanco, Anchieta Xtreme e Ar Livre Ecoturismo.
>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP.
DEIXE UM COMENTÁRIO
Facebook