Anvisa aprova nova vacina contra a dengue

Imagem de jcomp no Freepik

Imagem de jcomp no Freepik

03/03/2023 - 10h40

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quinta-feira, dia 2, o registro de uma nova vacina para a prevenção da dengue. O imunizante Qdenga, da empresa Takeda Pharma é composto por quatro diferentes sorotipos do vírus causador da doença, o que garante maior proteção.

O produto é destinado à população entre 4 e 60 anos de idade, com administração em esquema de duas doses e intervalo de 3 meses entre as aplicações.

Segundo a Anvisa, na avaliação clínica da vacina, foi demonstrada uma eficácia geral de 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo e independente de situação sorológica de base em 12 meses após administração do imunizante.

A Qdenga também foi avaliada pela Agência Sanitária Europeia (EMA), tendo recebido uma recomendação positiva no âmbito do programa “EU Medicines for all”, um mecanismo que permite a avaliação de medicamentos que se destinam a ser utilizados em países de baixa e média renda fora da União Europeia.

A concessão do registro pela Anvisa permite a comercialização do produto no país, desde que mantidas as condições aprovadas. A vacina, contudo, segue sujeita ao monitoramento de eventos adversos por meio de ações de farmacovigilância sob a responsabilidade da empresa.

A vacina contra a dengue é a primeira aprovada no Brasil para o público de 4 a 60 anos. Anteriormente, a vacina aprovada Dengvaxia só podia ser utilizada por quem já teve dengue.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook