Assembleia Legislativa promove Audiência Pública sobre Ciclismo na região
Evento será em São Miguel do Oeste, dia 27 de Junho, às 19h.

13/06/2019 - 20h33

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina, através da Comissão de Turismo e Meio Ambiente, acolheu a sugestão de grupos de Ciclismo da região e realizará uma Audiência Pública para discutir a Infraestrutura de Ciclismo e esclarecimentos sobre a Lei que criou o Sistema Cicloviário Estadual, aprovada no final de 2018 na Alesc.

Conforme Vanduir Matias Deters, do grupo Bike Tunas de Tunápolis, o momento é propício para debater o assunto. Ele cita que o ciclismo se transformou numa prática esportiva saudável para muitas pessoas, de baixo impacto ambiental, além disso, diversos municípios estão promovendo eventos o que tem movimentado a região. “O ciclismo precisa ser visto como uma importante forma de praticar exercício físico. Do ponto de vista econômico temos notado empresários investindo em lojas e oficinas, ou seja, também movimenta a economia”, analisa.

Vanduir faz questão de enaltecer os trajetos de cicloturismo que são oferecidos em alguns munícipios. “O cicloturismo tem um contato muito grande com a natureza, o que faz o ser humano olhar para a natureza de forma diferente, pelo viés da preservação”, complementa.

O que os ciclistas querem não é muita coisa. Num primeiro momento é a sinalização das rodovias com maior fluxo de ciclistas. Campanha educativas de trânsito sobre a legislação também são bem vindas, além de investimentos em ciclovias.

Segundo a coordenação, oito municípios devem participar da Audiência e os grupos vão relatar as principais demandas que há em cada um deles. Prefeitos e Secretários de Turismo e Esporte também estão sendo convidados. O Deinfra Regional de São Miguel do Oeste também deve participar do evento.

A audiência pública será no dia 27 de junho, às 19h, no Auditório do Instituto Federal de São Miguel do Oeste.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook