No último sábado, dia 07 de setembro, foi preso em Toledo/PR, a pessoa de M.C.L., investigado pela Polícia Civil de São João do Oeste, em razão de furto qualificado praticado via internet. Contra o indivíduo havia Mandado de Prisão Preventiva expedido pela Comarca de Itapiranga. A prisão foi requerida pela Polícia Civil.
O preso é investigado por crimes
praticados em vários lugares do Brasil. Além disso, a Polícia Civil de
Toledo/PR descobriu que ele também atuava com uso de documento falso.
DOS FATOS:
Em 12 de abril de 2018, um empresário registrou Boletim de Ocorrência em São João do Oeste e informou que naquela manhã, ao acessar sua conta bancária, surgiu mensagem solicitando a digitação do código do cartão de segurança. Após efetuar a digitação, apareceu novo pedido, tendo repetido a operação. Ao surgir o terceiro pedido, passou a desconfiar e entrou em contato com a agência bancária, recebendo a informação de que alguém estaria efetuando pagamentos com o dinheiro existente na conta do denunciante.
Ao tomar conhecimento dos fatos, a Polícia Civil de São João do Oeste iniciou as investigações e descobriu que a vítima foi alvo de um “cracker”, que assumiu remotamente o computador e passou a efetuar pagamentos de IPVA. Descobriu-se, também, que os veículos beneficiados com o pagamento do IPVA eram de Itapema e o prejuízo na conta da vítima foi de R$ 2.512,85.
Foi requerida a oitiva dos proprietários dos veículos em Itapema e então soube-se que pessoas naquela cidade haviam sido vítimas de M.C.L., que pagou o IPVA como forma de ressarcimento de valores que ele devia. Houve tentativa de interrogatório de M.C.L, mas ele não foi localizado.
Diante disso, o Inquérito Policial foi concluído e no Relatório Final, o Delegado de Polícia da Comarca de Itapiranga representou pela prisão preventiva do investigado, cujo pedido foi acatado pelo Poder Judiciário.
DA PRISÃO:
Em agosto do corrente ano, ocorreu troca de informações entre as Polícias Civis de São João do Oeste e Toledo/PR, pois surgiu a informação de que o investigado se encontrava naquela cidade atuando na prática de infrações penais. Após investigação realizada pela Polícia Civil de Toledo, no dia 07 de setembro foi possível efetivar a prisão de M.C.L..
CRIMES PRATICADOS VIA INTERNET:
A Polícia Civil salienta que vários crimes praticados via internet estão sendo investigados em São João do Oeste e demais Delegacias de Polícia da Comarca de Itapiranga. Trata-se de crimes de estelionato praticados mediante fraude em boletos de cobrança, falsos empréstimos de dinheiro, crimes de extorsão e pedofilia. Por isso a Polícia Civil alerta a população para que tome cautelas no uso da internet.
DEIXE UM COMENTÁRIO
Facebook