Autoridades avaliam prejuízos causados por vendaval
Mais de 300 residências de São Miguel do Oeste sofreram avarias com as fortes chuvas e ventos de até 130 km/h.

31/05/2019 - 11h28

Autoridades do Município e Estado estiveram reunidas na manhã de hoje (31), a partir das 09h, no CIGERD (Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres) de São Miguel do Oeste, a fim de avaliar os danos causados pela ocorrência climática registrada por volta das 12h20 de ontem (30), classificada meteorologicamente como uma microexplosão. Ventos de até 130 km/h atingiram São Miguel do Oeste e municípios vizinhos. O acumulado de chuva chegou a 80mm. Os números gerais dos prejuízos ainda estão sendo contabilizados. Mais de 300 residências foram atingidas.


Só no Parque de Exposições Rineu Gransotto, segundo o prefeito, Wilson Trevisan, os prejuízos ultrapassam os R$ 300 mil. O acesso ao local continua interditado devido à queda de fios de alta tensão. No Aeroporto Municipal Hélio Wassum, um hangar de uma empresa, em estrutura metálica, veio ao chão com uma aeronave em seu interior.


O Corpo de Bombeiros registrou 135 ocorrências, e 110 famílias foram atendidas com lonas. Duas pessoas sofreram choque elétrico e um homem caiu do telhado enquanto efetuava reparos em sua residência. Todos passam bem. No interior, um animal morreu atingido por uma árvore. A Polícia Militar atendeu a 15 ocorrências. Ninguém ficou desalojado ou desabrigado.


O coordenador municipal da Defesa Civil, Jeferson Dias, salienta a rapidez no atendimento. Logo nas primeiras horas que sucederam o sinistro, todos que entraram em contato com o órgão receberam algum tipo de auxílio, e a maioria das questões emergenciais foi sanada.


A secretária de Urbanismo, Marli da Rosa, pede que a população auxilie na vistoria e limpeza de bocas de lobo, a fim de prevenir novos alagamentos, já que a previsão de chuva e risco de temporais continua para os próximos dias.


O prefeito, Wilson Trevisan, pede a compreensão da população, tendo em vista que o socorro inicial foi para os casos mais urgentes, e nos próximos dias as equipes do Município concentrarão seus esforços nos trabalhos de limpeza, que devem durar até uma semana.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook