Baleia é encontrada morta no mar de SC

08/04/2021 - 07h25

Foi encontrada na manhã desta quarta-feira, dia 7, uma baleia-jubarte fêmea, que estava boiando no mar da praia do Pântano do Sul, em Florianópolis.

O animal, que media 7,8 metros de comprimento, foi rebocado com o auxílio de uma embarcação e retirado da água por uma máquina retroescavadeira cedida pela Prefeitura de Florianópolis. O animal passou pelo exame de necropsia e em seguida foi enterrado na praia.

De acordo com a Associação R3 Animal, biólogos, veterinários e voluntários realizaram a necropsia do animal no local. As ações foram feitas por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) e pelo Protocolo de Desencalhe da APA da Baleia Franca, e contou com o apoio da Polícia Militar Ambiental.

De acordo com a presidente da R3 Animal e coordenadora do PMP-BS/Florianópolis, médica-veterinária Cristiane Kolesnikovas, o animal era uma fêmea juvenil e estava bastante magro.

“O exame necroscópico foi inconclusivo. Amostras foram coletadas e serão enviadas para análise para tentar identificar a possível causa da morte”, explica Cristiane.

Havia a presença de bastante piolhos de baleia (espécie de crustáceo marinho) pelo corpo, o que indica que a baleia estava nadando muito lentamente e possivelmente uma condição de saúde ruim.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook