Biometria atinge 70% do eleitorado de Santa Catarina

26/07/2019 - 09h44

A Justiça Eleitoral catarinense alcançou nesta semana a marca de 70% do eleitorado já com a biometria realizada no estado, o que equivale a 3.572.171 dos 5.088.830 eleitores.

Até maio de 2020, data do fechamento do cadastro eleitoral para as eleições municipais do próximo ano, o TRE-SC tem o objetivo de cadastrar biometricamente 85% dos eleitores catarinenses.

Em Santa Catarina, a biometria do eleitorado ocorre de duas maneiras: por meio da revisão obrigatória (atualmente em curso em 50 cidades do estado), onde o eleitor é obrigado a atualizar seu cadastro perante à Justiça Eleitoral, e consequentemente cadastra sua biometria, e por meio do cadastramento biométrico ordinário, que ocorre nos demais municípios do estado, onde o eleitor pode comparecer espontaneamente em um cartório eleitoral para atualizar dados e coletar a biometria.

Vantagens da biometria

A biometria é uma tecnologia adotada pela Justiça Eleitoral que permite identificar o cidadão, de modo seguro e eficaz, por meio das impressões digitais, da fotografia e de sua assinatura.

No momento da votação, o reconhecimento das digitais ocorre por meio de leitor biométrico acoplado ao terminal do mesário. As digitais são únicas em cada indivíduo, o que oferece a garantia de que quem está votando é realmente o titular do voto.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook