BOLA EM JOGO: Sucesso é sinônimo de competência; Guarani paga caro por seus erros

Foto: Aléssio Junior/Rádio Progresso

Foto: Aléssio Junior/Rádio Progresso

25/03/2024 - 15h14

Por Sergio Wathier
JRTV/São Miguel do Oeste

SUCESSO É SINÔNIMO DE COMPETÊNCIA

Nos acostumamos a dizer que no futebol, quando um time supostamente superior não vence, que deu zebra. Quando analiso essa questão, sou mais objetivo. Pra mim o sucesso é sinônimo de competência. Tomo como exemplo o Aliança, de São João. Penou para passar por seu homônimo de Paraíso, porém quando foi para os pênaltis, mais um vez triunfou. É time copeiro, De chegada. Sofreu mas passou. Continua invicto e caminha a passos largos para o hexacampeonato. Deu a volta olímpica no Regional nos anos 2018, 2019, 2020, 2021 e 2023. Em 2022 não teve campeonato. 

OURO VERDE REVERTEU DESVANTAGEM! GUARANI PAGA CARO POR SEUS ERROS

E essa história de que as melancias se ajeitam no andar da carroça, não é bem assim. Quando alguma coisa começa errada, a tendência é de que não termine bem. Assim sintetizamos o que foi a participação do Guarani no Regional. Iniciou perdendo 6 pontos no tapetão pela utilização de um atleta irregularmente. Recuperou-se fazendo um campeonato de recuperação e chegou com fôlego nas quartas. Venceu com autoridade o jogo de ida diante do Ouro Verde e, para a maioria, com a vitória teria encaminhado a classificação. Só que os mais otimistas não contavam com a reação descansense. Fazendo uma partida quase que perfeita, o auriverde devolveu os 2 a 0 e levou a decisão da vaga para os pênaltis. E a escrita se manteve. Mais uma vez o Guarani fracassou nas cobranças da marca da cal. Cai nas quartas e deixa a competição devendo futebol. Mais uma vez o Bugre paga caro pelo fracasso de sua defesa. Erros infantis custaram sua eliminação. Já o Ouro Verde chega embalado para pegar o Aliança, porque ao meu ver, Marcelo Tonial achou o time ideal, que faz da forte marcação e o contra-ataque suas principais armas. 

QUEM ERRA PÊNALTI NÃO PODE SER TRANSFORMADO EM VILÃO

Nas rodas de comentaristas de plantão, ouvimos dizer que só erra pênalti quem bate. Não deixa  de ser uma verdade. Até porque na hora da verdade, muitos tremem. Jogadores calejados chegam a fingir lesão para não ser escalado. Por isso não condeno quem assume a responsabilidade e erra. Foi o caso do Léo Barreto e do Léo Wagner, do Guarani, e do goleador Dudu, do Grêmio Tunense. Por mais doido que tenham sido as eliminações do Bugre e do GET, esses jogadores, assim como outros que erraram pênaltis, não devem ser transformados em vilões. Faz parte, penso eu. O que os clubes tem que fazer é juntar o que sobrou de positivo e agregar aos seus projetos pro Campeonato Estadual de Amadores. Ver o que não funcionou para não cometer os mesmos erros futuramente. 

COMETA ATROPELA! GRÊMIO UNIÃO CHEGA TURBINADO

E quem está rindo à tôa é o torcedor itapiranguense. O Cometa simplesmente atropelou o Ypiranga nos dois confrontos. Meteu 3 a 0 fora e ontem, em casa, fez 3 a 1 e carimbou seu passaporte às semifinais com duas vitórias. Agora terá pela frente o Grêmio União. O tricolor de Iporã, que chegou a estar ameaçado de não passar da primeira fase, na hora do pega se agigantou e com a classificação obtida longe de casa, em cima do forte Grêmio Tunense, chega turbinado às semifinais. Serão dois clássicos de arrepiar. Penso que o Grêmio União tem que fazer o dever de casa, porque lá em Itapiranga, com o apoio de sua torcida, o Cometa é muito forte. 

 


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • JRTV



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook