Bombeiros atendem funcionários de laticínio com suspeitas de intoxicação por amônia

Foto: Bombeiros/Divulgação

Foto: Bombeiros/Divulgação

20/11/2021 - 12h37

A guarnição do Corpo de Bombeiros de Mondaí atendeu ocorrência de intoxicação por amônia. O fato foi registrado por volta das 04h15 deste sábado, 20, em empresa de laticínios na SC 283, na altura da Linha Fátima, em Mondaí.

Ao chegar no local foi constatado que todos os funcionários, 13 pessoas, estavam no exterior da empresa e dois deles apresentavam sintomas de intoxicação por amônia. O técnico de refrigeração contratado pela empresa relatou que o suposto vazamento de amônia estava controlado. Foi determinado o isolamento do local, até a chegada de auxílio de Iporã do Oeste, trazendo a roupa de segurança nível A.

Um homem de 28 anos foi atendido consciente e orientado, apresentando náuseas, tosse, dificuldade respiratória e relatava forte ardência nas vias aéreas e olhos. Foram aferidos os sinais vitais, com 16 respirações por minuto, 55 batimentos por minuto e oxigenação de 96%. Outro homem, também de 28 anos, estava consciente e orientado, apresentava tosse, dificuldade respiratória e relatava ardência nas vias aéreas e olhos. Aferido seus sinais vitais, registrava 17 respirações por minuto, 52 batimentos por minuto e oxigenação de 97%.

Segundo o gerente, a fábrica possui um reservatório de 1.800 quilos de amônia. O técnico então relatou que a pressão do sistema de canalização da amônia aumentou (ainda sem a compreensão do motivo) e uma das duas válvulas de alívio expeliu o gás, em um período de um a dois minutos. A primeira vítima estava próxima do local do vazamento (sala de máquinas), enquanto os demais funcionários estavam no interior da fábrica, que é separada da sala de máquinas por parede.

No momento da ocorrência havia vento de fraca intensidade no sentido da fábrica, sendo assim, o gás amônia infiltrou por aberturas no interior do local. O técnico ainda relatou que jogou água no interior da sala de máquinas, criando um espelho de água de aproximadamente cinco centímetros. Finalizando o relato, afirmou que vai religar o sistema de refrigeração de amônia ainda no mesmo dia, sempre consultando o manômetro.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • JRTV/Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook