Bovinocultura de leite e gestão de propriedades: novos olhares da juventude rural

08/08/2019 - 09h14

Os jovens rurais do Curso de Qualificação com foco em bovinocultura de leite e gestão de propriedades, participaram nesta terça-feira (06) de mais uma etapa da formação.

No período da manhã, conforme a extensionista da Epagri, Simone Bianchini, os jovens receberam orientações do extensionista da Epagri, Clístenes Guadagnin, sobre Manejo de Solo e Água nas Propriedades Rurais, e do analista financeiro do Sicoob, Cristian Ludwig, a respeito de Gestão de Recursos Pessoais.

À tarde, na propriedade da família Orso, na Linha Aparecida, em São Miguel do Oeste, os jovens acompanharam explanações do médico veterinário da Cidasc, Ody Gonzalves, sobre Brucelose e Tuberculose e, também, do médico veterinário da Epagri, Jaime Prestes, acerca de Doenças Reprodutivas em Rebanhos Leiteiros, e conheceram as instalações e o funcionamento das atividades da propriedade.

Conforme Simone, o Curso acontece desde o mês de abril, no Cetresmo, com aulas teóricas e práticas, e excursões. “Percebemos uma evolução positiva do grupo que está muito comprometido com a formação. Temos relatos de famílias sobre o impacto positivo nas relações de trabalho nas unidades familiares. Este público trouxe novas demandas de trabalho e está acessando importantes políticas públicas estaduais e municipais”.

A extensionista Simone ressalta que o Estado, o Município e demais parceiros do projeto, têm sentido a importância de trabalhar com os jovens rurais e já oportunizam ferramentas para fomento e incentivo à atuação nas propriedades. Exemplo disso, é o Governo do Estado que disponibiliza para este público, kit forrageiro, kit informática e recursos para a implantação e desenvolvimento de projetos de vida, por meio do Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR).

O secretário Antônio Orso afirmou que a Administração Municipal é parceira neste projeto que vem formando jovens do interior, os quais pretendem dar continuidade às atividades de seus pais e avós, preservando a produtividade nas propriedades rurais. “Queremos contribuir com o fortalecimento do homem do campo e aumento de sua produtividade e renda. Temos muitos jovens aqui com grande potencial, precisamos incentivá-los a ficar na propriedade e melhorar a cada dia”.

Além da Prefeitura de São Miguel do Oeste e da Epagri, estão juntos neste projeto, Sicoob, Cooper Alfa, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato dos Produtores Rurais, Associação 25 de Maio, Sulcredi, Sicredi e Acismo.



  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook