Foto: Diego Baravelli/MInfra
O presidente Jair Bolsonaro sancionou, com vetos, a Lein° 14.301/2022 que estimula a navegação entre os portos nacionais. O
chamado programa BR do Mar libera de forma progressiva o uso de navios
estrangeiros na navegação de cabotagem do Brasil. A ideia é que isso ocorra sem
a obrigação de contratar a construção de embarcações em estaleiros
brasileiros.
O objetivo da regulamentação é aumentar a competitividade
entre as empresas que oferecem o serviço de cabotagem, para baratear os custos
e estimular o desenvolvimento da indústria naval nacional.
O relator da matéria no Senado, Nelsinho Trad (PSD/MS),
avalia que o projeto é uma boa oportunidade de o Brasil crescer economicamente.
Segundo ele, isso se dará por meio do estímulo e desenvolvimento da indústria
naval de cabotagem.
“Facilitar a expansão das operações de cabotagem e a entrada
de novos interessados no setor, incentivando a concorrência e trazendo
equilíbrio na matriz logística brasileira. Hoje o transporte aquaviário é
subutilizado, o escoamento de grãos e minério é feito principalmente por
rodovias e ferrovias. O programa vem a equilibrar essa matriz logística de
transporte de carga, além de reduzir burocracias e custos”, destaca.
A liberação total ocorrerá após quatro anos de transição. A
mudança será da seguinte forma: depois de um ano que a lei entrar em vigor, a
quantidade permitida será de dois navios; no segundo ano de vigência, serão
três navios. Já no terceiro ano da mudança, serão quatro navios. Daí em
diante, a quantidade será livre, desde que sejam respeitadas as condições de
segurança estabelecidas em regulamento.
No entanto, o presidente Bolsonaro vetou a criação do Reporto,
benefício que iria desonerar os investimentos em equipamentos e outros gastos
em portos brasileiros.
“Cabotagem é aquela navegação marítima doméstica, ou seja, a
navegação utilizando a costa brasileira, entre portos do país. Como nós temos
um rio que é [como] mar, o Rio Amazonas, na verdade também é considerado
cabotagem aquele transporte feito entre um corpo fluvial e portos marítimos.
Isso acontece muito entre Manaus e o restante do país”, explica o diretor do
Departamento de Navegação e Hidrovias do Ministério de Infraestrutura (DNHI),
Dino Antunes Dias Batista.
O mestre em transporte pela Universidade de Brasília,
Emmanuel Aldano, explica que cada modo de transporte tem suas especificidades,
por isso, não existe um modal melhor que o outro. “O que existe é uma melhor
aplicabilidade em relação ao tipo de carga, frequência, volume, bem como a
melhor conexão possível entre o ponto A e o ponto B, que muitas vezes passa por
mais de um modal”.
“As operações de cabotagem são muito eficientes para
transporte de cargas entre cidades litorâneas. A grande vantagem da cabotagem é
tirar essa carga das rodovias, o que não quer dizer que ela vai sair 100% da
rodovia, porque a primeira milha e a última milha sempre vai ser feita por
caminhão”, acrescenta.
Segundo o mestre em transporte Emmanuel Aldano, a norma
pretende mudar algumas regras que impedem o desenvolvimento da cabotagem.
“Temos uma oferta muito limitada de embarcações e um mercado
relativamente fechado, no qual poucas cadeias produtivas podem se utilizar da
oferta de embarcação. Um dos primeiros pontos que o BR do Mar pretende atacar é
a liberalização de empresas de cabotagem, que não necessariamente sejam
brasileiras.”
Ele também afirma que, com o aumento da competitividade, o
barateamento dos custos da cabotagem pode gerar maior eficiência e, portanto,
desenvolvimento para toda a cadeia produtiva.
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