Brasil terá a maior onda de calor da história: recorde vai ultrapassar 45ºC

Mapa meteorológico mostra previsão para 13 de novembro – Foto: MetSul

Mapa meteorológico mostra previsão para 13 de novembro – Foto: MetSul

10/11/2023 - 07h47

Nos próximos dias, uma onda de calor extrema atingirá o Brasil, potencialmente quebrando recordes de temperatura. MetSul projeta um calor “tão extraordinário e fora da curva” que atingirá um patamar “extremamente perigoso à saúde”.

A instituição meteorológica afirma que as temperaturas podem ultrapassar 45ºC. A previsão indica que diversas cidades irão marcar de 10ºC a 15ºC acima da média.

Calor para diversas regiões do país

Os modelos meteorológicos indicam a presença de massas de ar “extraordinariamente” quentes no Centro do Brasil que, segundo a MetSul, são normalmente vistas durante calor extremo no Oriente Médio.

Até sexta-feira o calor se concentra na região central do país, mas a partir do final de semana a massa de ar quente vai se expandir para outras regiões.

Uma área de alta pressão criará uma bolha de calor no Sudeste e Centro-Oeste, elevando os termômetros. Santa Catarina sofrerá esta influência e deverá ter temperaturas acima de 40ºC em algumas partes do Estado.

MetSul calcula que São Paulo e Minas Gerais deverão ser os Estados que mais vão sofrer com as temperaturas. As cidades de Cuiabá, Campo Grande, Goiânia, Rio de Janeiro e São Paulo devem bater recordes.

A maior temperatura já registrada oficialmente no Brasil foi de 44,8ºC em Nova Maringá (MT) nos dias 4 e 5 de novembro de 2020.  Nova Maringá superou o record de Bom Jesus (PI) de 44,7ºC em 2005.

Perigoso à saúde

MetSul adverte um clima “extremamente perigoso à saúde”, com elevado risco para população vulnerável. Especialistas recomendam tomar bastante água, usar roupas folgadas, filtro solar, óculos de sol e chapéu.

Também recomendam evitar grande esforço físico nas horas mais quentes do dia e cuidar com possíveis choques de calor e insolação devido à exposição prolongada ao sol.

>>  PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 



  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook