Brasil testa semana de quatro dias de trabalho em projeto-piloto

Imagem de rawpixel.com no Freepik

Imagem de rawpixel.com no Freepik

10/08/2023 - 12h45

O Brasil irá testar, a partir de dezembro, uma semana com quatro dias de trabalho. Algumas empresas brasileiras já estão na lista para avaliar o funcionamento do modelo que tem jornada reduzida com manutenção dos salários e promessa de melhoria na produtividade.

A iniciativa de reduzir a jornada de trabalho para apenas quatro dias na semana está em teste globalmente. Na América Latina, o teste começa no Brasil, com intermédio da 4 Day Week, organização que desde 2019 avalia novos modelos de trabalho e produtividade.

Por aqui, a companhia trabalha com a Reconnect Happiness at Work, empresa que atua no crescente segmento da felicidade corporativa.

Como participar

Interessados em testar o modelo podem se inscrever até o dia 31 de agosto através do site. Funcionários também podem indicar suas companhias. A expectativa de Renata Rivetti, da Reconnect, é que de fato participem do projeto-piloto de 30 a 50 empresas.

Quando o site para cadastro foi aberto, há três meses, quase 400 pessoas e empresas manifestaram interesse. Em junho, tiveram início as sessões de informação, quando gestores de companhias dedicaram participaram de reuniões virtuais para entender os detalhes do projeto.

Custos

A diretora de comunidade na 4 Day Week Global, Gabriela Brasil, diz que o principal critério de participação é a abertura da empresa para uma mudança cultural. Tamanho, setor ou número de funcionários não são critérios de escolha.

Muitas, porém, desistem já no processo de inscrição. O piloto tem um custo, que cobre o percurso dos meses seguintes. O valor, que varia do modelo a ser aplicado pela empresa, dá acesso a uma biblioteca de pesquisas sobre produtividade e metodologia das aulas. Ao final, as companhias ganham um selo de identificação pela participação no programa.

A partir de novembro, o Boston College, que trabalha com a 4 Day Week, começará a acompanhar as empresas do piloto. Será feita uma avaliação com três meses e depois ao final, para apresentar as métricas para as empresas.

Mudança na forma de trabalho

Se a ideia de eliminar um dia da rotina parece desafiadora, Rivetti e Brasil destacam que a premissa do projeto vai além: reduzir a jornada para quatro dias depende de mudar o modo de trabalhar, reorganizar a comunicação e, principalmente, aumentar os critérios para reuniões, que precisam ser mais curtas e mais resolutivas.

A cena clássica da vida nos escritórios, como a equipe sentada ao redor de uma grande mesa oval ou redonda, foi alterada a partir da pandemia com as equipes em modelo híbrido ou remoto, mas ela ainda precisa ser repensada para esse futuro em que se trabalha menos e com melhor qualidade.

>>>  PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook