Caça da FAB faz primeiro voo histórico com destino ao interior de São Paulo

24/09/2020 - 15h09

novo caça F-39E Gripen, da FAB (Força Aérea Brasileira), fez seu primeiro voo na tarde desta quinta-feira (24), às 14h04. A aeronave decolou do aeroporto de Navegantes, com destino Gavião Peixoto, interior de São Paulo. A previsão de chegada é de apenas 20 minutos.

O caça chegou em solo catarinense no último  domingo (20), e foi transportado até o aeroporto, na madrugada de terça-feira (22), por volta das 4h.

Expectativa pelo voo

Durante toda a manhã desta quinta, jornalistas de todo o Brasil, se reuniram para acompanhar a decolagem histórica do novo caça da FAB. A previsão de voo era das 13h até 14h. A aeronave  decolou exatamente 14h04, com apenas quatro minutos de atraso, do tempo previsto.

Caça Gripen F-39

Batizado de F-39 pela Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave está prevista para ser entregue oficialmente ao governo federal em 2021. Até lá, a Saab continuará realizando, agora em território brasileiro, os ensaios de voo do equipamento. Após a conclusão dos testes no Centro de Ensaios em Voo do Gripen, o caça vai ser incorporado à frota da FAB.

De acordo com informações divulgadas pela Saab, a apresentação oficial da aeronave deve ocorrer no dia 23 de outubro, em cerimônia a ser realizada em Brasília em celebração ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira. Parte dos 36 Gripen será fabricada no Brasil, em instalações localizadas em São Bernardo do Campo (SP) e Gavião Peixoto.

O voo experimental do primeiro Gripen foi realizado em agosto de 2019 e, no mês seguinte, foi apresentado oficialmente à FAB e às demais autoridades brasileiras em evento na Suécia.

O contrato, no valor de 39,3 bilhões de coroas suecas (R$ 23,7 bilhões, no câmbio atual), prevê, além da produção de 36 aeronaves até 2024, um programa de transferência de tecnologia à indústria aeroespacial brasileira para o desenvolvimento do Gripen no Brasil. De acordo com a Saab, as primeiras aeronaves em condições de serem utilizadas em operações de FAB devem ser entregues ao governo brasileiro no final de 2021.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook