Câmara aprova PL que muda venda dos direitos de transmissão de futebol

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

14/07/2021 - 18h12

A Câmara dos Deputados aprovou, na tarde desta quarta-feira (14), o texto-base do Projeto de Lei 2336/21, chamado de “PL do Mandante”. A situação determina que a equipe mandante passe a ter o direito de negociar isoladamente a trasmissão da partida. Além disso, altera o artigo 42-A da Lei Pelé, que fala sobre a comercialização dos direitos de transmissão.

O chamado “direito de arena”, atualmente, é distribuído entre o mandante e visitante de uma partida de futebol. A legislação determina que ambos os clubes envolvidos na realização do jogo tenham acordo para a realização da transmissão. Ao todo, 432 deputados foram favoráveis ao PL e 17 contra.

O tema já havia sido tratado pela Medida Provisória 984/20, que perdeu a vigência sem ter sido votada. As mudanças ocorrerão na Lei Pelé, que prevê a divisão dos direitos de imagem entre o dono da casa e o adversário.

Após a aprovação na Câmara, o texto agora segue para apreciação no Senado. Caso haja uma nova aprovação, o PL segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Vale ressaltar que, assim como no plenário, várias equipes das séries A e B do Campeonato Brasileiro se mostraram favoráveis ao texto. No entanto, alguns times defendem uma negociação coletiva, afim de diminuir a disparidade dos valores pagos, comparando, por exemplo, com times de maior torcida como Flamengo e Corinthians.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook