Câmara presta homenagem à Polícia Militar pelos 33 anos de instalação do 11º BPM

Moção de aplauso foi entregue a membros da corporação | Foto: Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores

Moção de aplauso foi entregue a membros da corporação | Foto: Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores

07/03/2024 - 15h22

A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste homenageou nesta terça-feira (5) a Polícia Militar do Estado de Santa Catarina pela passagem dos 33 anos de instalação do 11º Batalhão de Polícia da Fronteira. A moção de aplauso foi proposta por Paulo Drumm (PSD) e subscrita pelos demais vereadores.

O autor da moção lembra do histórico da instituição, que começa em 1946, quando foi instalado o primeiro destacamento policial militar no povoado que deu origem à Vila Oeste, pertencente ao antigo Território do Iguaçu. O destacamento policial era composto por cinco policiais militares, comandados pelo sargento PM Germano da Luz.

“À medida que transcorria o tempo, houve a necessidade de ampliar o efetivo de policiais militares para a manutenção da ordem pública, na ocasião, violada por forasteiros que vinham para a Vila Oeste fugindo da ação da Justiça de outros estados, principalmente do Rio Grande do Sul”, destaca Drumm.

Ele acrescenta: “Em 1969, com o crescimento acelerado do município de São Miguel do Oeste, houve a necessidade de um corpo de tropa mais significativo para acompanhar esse desenvolvimento. Diante disso, a 4ª Companhia de Polícia Militar, com sede em Chapecó, foi transferida para São Miguel do Oeste, com a denominação de 6ª Companhia de Polícia Militar, a qual, em 29 de dezembro de 1969, passou a denominar-se 2ª Companhia de Polícia Militar, de acordo com a Lei nº 4.412”.

Com a conclusão das instalações físicas em 1º de julho de 1971, a companhia foi instalada oficialmente, tendo como seu primeiro comandante o hoje coronel da reserva remunerada Nilton Santos Filho, e um efetivo total de 165 homens, incluindo os destacados em 20 municípios sob sua competência.

Em 1991, em 4 de março, foi ativado o 11º Batalhão de Polícia Militar, criado pelo Decreto nº 6.542, absorvendo a 2ª Companhia de Polícia Militar do 2º Batalhão, com sede em Chapecó.

Atualmente, o 11º Batalhão de Polícia Militar conta com efetivo de 267 policiais militares distribuídos em 27 municípios no Extremo-Oeste Catarinense.

O 11º Batalhão de Polícia Militar teve como seu primeiro comandante o tenente-coronel PM Nilton Antônio Francisco, de 1º de março de 1991 a 2 de março de 1993. Atualmente, o 11° Batalhão de Polícia Militar de Fronteira é comandado pelo tenente-coronel PM Alciones Pulga.

 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook