Candidato a santo: Processo de beatificação do padre Léo começa neste sábado em SC

07/03/2020 - 10h16

Após 13 anos da morte de padre Léo Tarcísio Gonçalves Pereira, será aberto neste sábado (7) o inquérito do processo de beatificação, que irá elevar oficialmente o sacerdote à condição de “Servo de Deus”, na Comunidade Bethânia, em São João Batista, na Grande Florianópolis. Ele acumula relatos de fiéis de graças alcançadas, cura de doença e conversões.

Apesar do ato ser considerado o primeiro passo oficial para a beatificação, a trajetória do sacerdote abriga uma longa história e o pedido também envolve uma série de estudos, pesquisas e análises. O aval do Vaticano para a abertura do caso ocorreu em 8 de dezembro de 2019, dia em que padre Léo completaria 29 anos de sacerdócio.

Padre Léo morreu em 4 de janeiro de 2007 vítima de uma infecção generalizada devido a um câncer no sistema linfático. Ele ficou conhecido por suas pregações, pelo jeito peculiar de evangelizar, que valorizava a simplicidade e o humor ao abordar exemplos concretos do cotidiano. Além disso, mesmo doente, seguiu com os trabalhos de evangelização, um dos eventos marcantes para os fiéis é o "Hosana Brasil", de 2006.

"Contando 'causos' do dia a dia, as pregações de padre Léo arrastavam multidões e foram responsáveis por muitas histórias de conversão. Tantos são também os testemunhos de graças alcançadas por intercessão do sacerdote, relatos esses que têm sido reunidos pela Comunidade Bethânia", explica padre Lúcio Tardivo, autor da causa de beatificação.

Entre as ações de Padre Léo, está a criação da Comunidade Bethânia, que é um centro de acolhimento com 170 vagas e já atendeu mais de 6,5 mil pessoas em tratamentos contra dependência de drogas.

Desde a morte do padre Léo, a comunidade tem recebido vários testemunhos. Os relatos são feitos por meio de cartas, e-mails e até mesmo pelas redes sociais. Desde então, o material tem sido arquivado no Recanto de São João Batista, que é sede da comunidade, inaugurado em 12 de outubro de 1995.

Caminho da beatificação

O caminho da beatificação começou a tomar forma em 2017, quando o arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, autorizou o pedido apresentado pela Comunidade Bethânia para a abertura do processo na Igreja Católica. O postulador romano será Paolo Villota, que também cuidou da causa de Santa Dulce dos Pobres.

A Congregação para as Causas dos Santos concedeu em 2019 o chamado “Nihil Obstat” (nada consta) para cada uma das causas, que garante não haver impedimentos por parte da Santa Sé.

Abertura do processo

Com a abertura oficial prevista para este sábado, padre Léo entrará de fato em processo de beatificação. O Instituto Padre Léo, comandado pelo vice-presidente da Comunidade Bethânia, padre Lúcio Tardivo e vice-postulador da causa, será quem vai cuidar dos testemunhos dos milagres, ficando responsável também por encaminhar ao processo de beatificação.

A partir da abertura oficial, devem iniciar a investigação de testemunhos de graças e possíveis milagres alcançados pelos fiéis.

Trajetória

9 de outubro de 1961: Léo Tarcísio Gonçalves Pereira nasceu em 9 de outubro de 1961, em uma família humilde de Delfim Moreira, no vilarejo conhecido por Biguá, no Sul de Minas Gerais. Antes de ingressar no seminário foi torneiro mecânico e também trabalhou em uma fábrica de armas, em Itajubá (MG).

Apesar da proximidade com a igreja, ainda jovem ele teve experiência com droga. Ele fumava e também consumiu maconha com os amigos. Entre seus depoimentos, ele disse que o vício começou com colegas, mas nunca foi revelado ao pai que morreu em 2004.

O uso de entorpecentes chegou ao fim quando Léo decidiu seguir a vocação sacerdotal. Apesar de largar a maconha, ele continuou fumando cigarros até 1998, quando abandonou definitivamente o vício;

De 1982 a 1990: Em 1982, ingressou no Seminário Dehoniano na cidade de Lavras (MG), pertencente à Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, na qual ordenou-se sacerdote em 1990. Em seguida, atuou na formação de novos religiosos e sacerdotes, e foi diretor do Colégio São Luís, em Brusque, no Vale do Itajaí;

1995: Após perceber a necessidade de criar um local que proporcionasse um novo jeito de viver para acolher dependentes químicos e pessoas com AIDS, padre Léo fundou em 12 de outubro de 1995 a Comunidade Bethânia;

Entre 1999 e 2006: Foi por meio da TV Canção Nova, que sua voz e presença foram amplificadas. Entre 1999 e 2006, atuou em programas católicos. Além disso, escreveu 27 livros, a partir da temática religiosa.

2007: Padre Léo faleceu em 4 de janeiro de 2007, aos 45 anos, vítima de infecção generalizada por causa de um câncer no sistema linfático. Os restos mortais estão no Recanto de São João Batista, em uma capela reservada, no memorial dedicado ao fundador da Comunidade Bethânia para visitações;

2017: Em outubro de 2017, os sacerdotes da Comunidade Bethânia, os padres Vicente de Paula Neto, Lúcio Tardivo e Elinton Costa fizeram o pedido oficial ao arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, para que desse início ao processo de beatificação;

2019: em 8 de dezembro de 2019, dia em que padre Léo completaria 29 anos de sacerdócio, a Congregação para as Causas dos Santos concedeu o chamado “Nihil Obstat” (nada consta), que garante não haver impedimentos por parte da Santa Sé para a abertura dos processos.

2020: no dia 7 de março será oficializada a abertura do inquérito para o processo de beatificação e será elevado à condição de “Servo de Deus”.

Exigências

O autor da causa, padre Tardivo, explica que o processo de beatificação tem um grau de exigência avançado, passa por um processo diocesano e romano para que o título seja dado a quem realmente impactou a vida das pessoas por meio da fé. 

Critérios para reconhecimento

Pedido feito para o padre: é necessário que a pessoa não tenha pedido para outro santo, apenas para o beato e Nossa Senhora Aparecida, para garantir que quem intercedeu pela cura foi ele;

Instantâneo: a graça precisa ter sido alcançada imediatamente após o pedido;

Duradouro: é importante que a cura seja para a vida toda;

Sem sequelas: se a cura não é completa, o milagre não será considerado para a canonização;

Reconhecimento científico: a ciência precisa reconhecer que ela não tinha condições de curar da maneira que aquela pessoa foi curada.

Oração

Pai santo, Pai querido, Pai amado, nós Te louvamos e Te bendizemos, por que nos criastes por amor. Em Teu filho Jesus salvastes o mundo e no poder do Espírito Santo restauras o homem e a mulher.

Nós Te louvamos e Te bendizemos pelo Teu servo Pe Léo que chamastes à vida e ao sacerdócio, para ser instrumento do teu amor no mundo. Com sua missão, descobrimos que Tu és um Deus amoroso e alegre, e que sempre nos envolve em Tua misericórdia.

Com ele, muitos cristãos retomaram o caminho da conversão, da restauração e da cura interior.

Pelo seu testemunho de fé, muitos casais e milhares de pessoas se dispuseram a buscar as Coisas do Alto, por meio da perseverança na fé.

No seu abraço acolhedor muitos filhos e filhas, desfigurados pela dependência química e pela marginalização, foram acolhidos como o próprio Cristo na Comunidade Bethânia.

Assim, nós Te pedimos que pela intercessão do Teu servo Pe Léo possamos alcançar a graça: (fazer o pedido).

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!

Títulos concedidos pela igreja

Servo de Deus: título que a pessoa recebe ao ser iniciado o processo de beatificação;

Venerável: título decretado quando comprova-se que a pessoa viveu as virtudes cristãs de forma heroica ou que sofreu martírio;

Beato: título decretado quando se comprova um milagre por intercessão da pessoa. O beato pode ser venerado dentro da Igreja Católica na sua região;

Santo: título decretado quando se comprova um segundo milagre por intercessão da pessoa após a beatificação. O santo pode ser venerado na Igreja Católica em todo o mundo.

Processos em Santa Catarina

Somente Madre Paulina recebeu o título de santa na Arquidiocese de Florianópolis. Ela foi beatificada em 1991 e canonizada em 2002. Em Santa Catarina, outros cinco processos de beatificação/canonização estão em aberto:

Beata Albertina Berkenbrock - Diocese de Tubarão

Servo de Deus Frei Bruno Linden - Diocese de Joaçaba

Servo de Deus Marcelo Henrique Câmara - Arquidiocese de Florianópolis

Servo de Deus Padre Aluísio Boeing - Diocese de Joinville

Servo de Deus Padre Léo Tarcísio Gonçalves Pereira - Arquidiocese de Florianópolis

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook