Foto: Pedro França/Agência Senado
O governador Carlos
Moisés voltará de Brasília com um acordo sobre o aporte de recursos estaduais
nas obras das BRs 470, 280 e 163. Em audiência no Senado Federal nesta
terça-feira, 17, o chefe do Executivo estadual assegurou o uso de R$ 200
milhões nos lotes 1 e 2 da duplicação da BR-470 e se comprometeu a enviar um
projeto de lei para a Assembleia Legislativa (Alesc) para investir outros R$
100 milhões nos lotes 3 e 4. Com a proposta, os governos federal e estadual
chegaram a um entendimento sobre o tema após mais de dois meses de impasse.
Ao todo, serão
aportados R$ 450 milhões do Governo do Estado nas rodovias federais. Além dos
R$ 300 milhões para BR-470, mais R$ 100 serão investidos na BR-163 e R$ 50
milhões na BR-280. Segundo o governador, a intenção é que o convênio com o
DNIT para o investimento seja assinado ainda este mês.
“Santa Catarina não
pode mais esperar. Precisamos acelerar estas obras para tirá-las da nossa
pauta. O investimento em infraestrutura sempre foi uma prioridade nossa. Hoje o
diálogo venceu. Quem transita pelas rodovias são catarinenses, e eles querem celeridade.
O aporte do Governo do Estado vai proporcionar isso”, diz Carlos Moisés, que
tem a intenção é que o convênio com o DNIT para o investimento seja
assinado ainda este mês.
O presidente da
Alesc, deputado estadual Mauro de Nadal, acompanhou a comitiva catarinense em
Brasília e elogiou a iniciativa do Governo do Estado. Segundo ele, a BR-470
atualmente representa um entrave para o desenvolvimento de Santa Catarina. Ele
ressaltou ainda as centenas de vidas perdidas na rodovia nos últimos anos por
conta das más condições de trafegabilidade.
Sobre a BR-163,
Nadal salientou que o investimento do Governo do Estado se faz necessário por
conta do péssimo estado de conservação do pavimento. “Essa é hoje a pior
rodovia do Estado”, diz o parlamentar.
Na opinião do
secretário de Estado da Infraestrutura, Thiago Vieira, o acordo representa um
avanço importante não apenas para o Vale do Itajaí, mas para todas as regiões
de Santa Catarina.
“A injeção de
recursos estaduais nas rodovias federais ajudará com que as entregas esperadas
pela população sejam feitas mais rapidamente. Hoje a BR-470 é o principal
corredor de escoamento da produção do Oeste catarinense. A sua duplicação é
fundamental” diz Vieira.
O projeto de
terceiras faixas para BR-282 e a conclusão da BR-285 também foram debatidas na
comissão.
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