Chape é líder. Saiba o que vai pesar no Grenal?

22/01/2021 - 06h56

Por Sergio Wathier
JRTV/Jornal Regional

Foi na "bacia das almas", mas a Chapecoense venceu e assumiu a liderança da Série B do Brasileirão, faltando duas rodadas para o término do campeonato. A vaga para retornar a elite do futebol brasileiro já foi conquistada há bastante tempo. A meta agora é ser campeão da segundona. E com um gol de pênalti, aos 50min do segundo tempo, o Verdão do Oeste derrotou a Ponte Preta, passou o América-MG e assumiu a ponta na tabela. Agora é não vacilar contra o Guarani, fora de casa, e fechar a conta, com a volta olímpica, em casa, contra o Confiança. Dá-lhe Chape!

Grenal decisivo

Mas antes de Grêmio x Flamengo, temos um Grenal que pode ser decisivo para a dupla. O tricolor precisa da vitória para se manter na briga pelo título. Empate ou derrota eliminam suas chances. Já o colorado vive em lua de mel com sua torcida. Afinal, o time, que vinha sendo bastante contestado, engatou sete vitórias seguidas sob o comando de Abel e hoje desfruta da privilegiada liderança isolada. E todos lá pras bandas do Beira Rio sabem que para continuar sonhando com o título o Inter não pode perder o Grenal. Um empate não será de um todo ruim, mas uma vitória, além de acabar com uma série invicta gremista que já dura 11 clássicos, solidificará a trajetória vermelha rumo ao tetra. 

Otimismo tricolor

Mesmo sem estar apresentando um grande futebol, os tricolores estão otimistas. Acham que o Grêmio pode manter sua invencibilidade em grenais que vem desde 2018. Agora, se jogar o que jogou, principalmente no primeiro tempo, contra Palmeiras e Atlético-MG, o time do Renato pode amargar um vexame. Os tricolores ficam arrepiados só em pensar que Thaciano, de volante, e Rodrigues, na zaga, podem ser titulares. Técnico é assim. Para não admitir possível equívoco de raciocínio, repetem o erro. Sei, seria burrice. Exemplo disso é o Diniz, que está vendo o São Paulo afundar e não modifica o sistema de jogo do time. Os gremistas se agarram na seguinte tese: Se o Grêmio jogar completo, fará um grande jogo no Grenal.

Fator psicológico

Já no Beira Rio o clima é de total tranquilidade. Nem mesmo o fato do atacante Caio ficar de fora do clássico, em função do terceiro cartão amarelo, chega a preocupar. Paglow tem entrado bem e pode manter o rendimento ofensivo. Motivado e embalado pela sequência invicta na competição, o Inter, depois de muito tempo, chega melhor num Grenal. Só que os torcedores não estão tão otimistas assim. Logo vem na memória o fato de não conseguir ganhar do rival há quase três anos. Daí que o adversário mais forte não estará em campo, e sim na cabeça dos colorados. Até que ponto o fator psicológico pode influenciar no rendimento do time. A resposta só iremos saber quando a bolta rolar.

Até onde vai o fanatismo

Lembram que coloquei nesse espaço que gremistas e colorados preferem ver seu time perder do que ganhar e, por extensão, favorecer o rival. Pois na medida em que se aproxima o dia do Grenal, as trocas de mensagens pelas redes sociais se multiplicam. Não falta quem sugirá que o Grêmio perca para o Flamengo, jogo da quarta-feira que vem, para ampliar as chances do time carioca ser campeão. Sei que é puro fanatismo. Mas vários gremistas postaram que gostariam de ver se repetir o que já ocorreu anos atrás, quando o Grêmio colocou um time de meninos contra o FLamengo. O rubro-negro venceu e tirou o título do Inter. Pela grandeza do Grêmio, nem técnico, jogadores e diretoria vão admitir isso. Os colorados, porém, olham com desconfiança para a região do bairro Humaitá. 

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • JRTV/Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook