Chuva e granizo destelham casas e provocam estragos em cidade do Oeste de SC

Divulgação/Redes Sociais/Internet/Defesa Civil

Divulgação/Redes Sociais/Internet/Defesa Civil

11/07/2023 - 19h12

Forte chuva e granizo destelharam casas e provocaram estragos em cidade do Oeste de Santa Catarina entre a noite de segunda e esta terça-feira (11).

Um tornado também foi confirmado na manhã desta terça-feira na comunidade da Canhada Funda, no interior de Herval d’Oeste, no Meio-Oeste Catarinense. O fato ocorreu por conta de uma célula convectiva explosiva, além de chuva de granizo acompanhada de raios, de acordo com o meteorologista Piter Scheuer. Uma árvore de grande porte caiu em cima de uma casa, e um pavilhão local também foi derrubado pelo forte vento.

O município de Saudades, no Oeste Catarinense, foi afetado por fortes chuvas, tempestade, ventos intensos e queda de granizo, entre a noite de segunda-feira (10) e madrugada desta terça (11). Os estragos já estão sendo contabilizados, como casas destelhadas, falta de energia e destroços espalhados pelas vias.

O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para realizar o fornecimento de lona aos cidadãos que tiveram suas residências prejudicadas. De acordo com os socorristas, foram distribuídos cerca de 2000 metros de lona ao longo da madrugada, para a cobertura parcial de telhados danificados.

Foram contabilizadas duas escolas municipais, duas edificações comerciais e cerca de 23 residências unifamiliares que tiveram danos em suas coberturas. Quantidade considerável de destroços e galhos caídos foram vistos pela cidade, assim como queda de fios de energia na esquina da avenida Brasil com a rua Marcílio Dias, onde foi acionado a Celesc para fazer o reparo da linha.

Em Maravilha, alguns pontos críticos provocados pela cheia do Rio Iracema foram registrados. No centro da cidade vários pontos foram alagados. Na avenida Anita Garibaldi, foi realizado interdição da via e desobstrução de bueiros, auxiliando para escoamento da água. Também na avenida Padre Antônio, em frente a um Colégio, houve alagamento. Um idoso precisou de ajuda no deslocamento até a Secretaria de Saúde para tratamento de hemodiálise.

Em Descanso, a chuva forte causou transtornos em estradas e lavouras no interior, ficando alagadas. Houve obstrução de bueiros e consequentemente causando danos nas estradas e algumas lavouras. Pontes no interior também ficaram submersas. As equipes da Prefeitura auxiliam a comunidade e recuperar as estruturas danificadas.

Em Modelo, choveu mais de 150 mm. As precipitações dos últimos dias na região vêm causando transtornos e estragos no município. A Defesa Civil de Modelo divulga que foram registrados pontos de alagamentos, deslizamentos de encostas e queda de árvores na cidade e interior.  A Defesa Civil do município está trabalhando no levantamento dos estragos. Já o DMER está trabalhando de forma emergencial na recuperação dos locais mais danificados.

Em Jabora, também no Oeste de Santa Catarina, o rio que corta a comunidade de Linha Jaborazinho, transbordou na tarde desta terça-feira devido ao volume significativo de chuva registrado nas últimas horas. Conforme as informações, algumas moradores ficaram ilhados sem a passagem para chegar até as residências. Em alguns pontos a água chegou muito próximo das casas. Os moradores informaram que o maior volume de água começou a aparecer durante a tarde.

Em Concórdia, algumas solicitações foram encaminhadas para averiguações. Um pequeno deslizamento de terra ocorreu na Rua Senador Atílio Fontana. A terra do barranco ficou sobre a calçada prejudicando a passagem dos pedestres sentido centro ao bairro. Na Rua Leonel Mosele, centro de Concórdia, acima da unidade do Sine, também houve um deslizamento de terra em uma barranco de uma obra. A Defesa Civil interditou a calçada e também a área de estacionamento de veículos devido aos riscos. Na Rua Imaculada Conceição, a Defesa Civil também confirmou que um muro de pedra desabou atingindo um ônibus que estava estacional no local. Apenas danos materiais foram registrados no local que foi isolado devido aos riscos do solo encharcado.

Na BR-153, a Polícia Rodoviária Federal também registrou um deslizamento de terra na região de Barra Seca, próximo da ponte do Rio Jacutinga entre Concórdia e Irani. O trânsito segue fluindo normalmente, mas os motoristas precisam ficar atentos e redobrar os cuidados para evitar acidentes. 

>>> PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 



  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook