Chuva intensa e rajadas de vento de até 70 km/h ‘bagunçam’ o tempo em SC nesta semana

Divulgação/Defesa Civil

Divulgação/Defesa Civil

27/11/2023 - 10h58

A manhã desta segunda-feira (27) é de tempo encoberto e com presença de chuvas em todas as regiões de Santa Catarina. Essa condição é uma premissa para novos eventos climáticos preocupantes e de forte intensidade que estão por vir em boa parte das regiões do Estado.

Conforme o meteorologista Piter Scheuer, um sistema de baixa pressão está atuando nesta segunda-feira em todo o Estado. Com isso, conforme o meteorologista, as precipitações já são presentes na região Oeste do Estado, e as instabilidades se espalham para as demais regiões ao longo do dia.

Ainda, Piter aponta que nas regiões do Vale do Itajaí, Norte do Estado e Grande Florianópolis, a circulação marítima contribui para a maior presença de nuvens e com possibilidade de chuvas fracas e ocasionais.

Segundo a Defesa Civil do Estado, com o tempo fechado, as temperaturas devem subir menos em comparação ao dia anterior, com máximas entre 19°C e 22°C na maioria das áreas. Apenas no Litoral Sul, as precipitações devem chegar no final do dia e o sol aparece, assim as máximas podem ficar entre 24°C e 27°C.

Chuvas volumosas a caminho

Conforme um alerta emitido pelo portal MetSul Meteorologia, novos episódios de chuvas intensas estão se desenhando para o Sul do Brasil na primeira metade desta semana. Conforme o portal, as precipitações podem vir com precipitações volumosas em algumas localidades.

Ainda, a MetSul ressalta que o mês de novembro tende a terminar com tempo chuvoso muito acima da média histórica em grande parte do Sul do País.

Conforme o mapa abaixo, é possível acompanhar a projeção de chuva acumulada no Sul do Brasil até o final desta terça-feira (28).

É possível observar ainda é que a chuva deve se concentrar na porção Norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Paraná, com os volumes podendo chegar até 150 mm em algumas localidades.

Terça-feira com chuvas intensas e volumosas em Santa Catarina

Conforme o meteorologista Piter Scheuer, a terça-feira de ser de chuva em todas as regiões de Santa Catarina e temporais pontuais em algumas partes do Estado.

A Defesa Civil ressalta que, por vezes, as chuvas podem vir na forma de temporais isolados e com precipitação volumosa entre o Litoral Sul, a Grande Florianópolis e parte do Litoral Norte catarinense.

Além disso, a pasta alerta para os ventos que tendem a ganhar força no Estado nesta terça-feira. A Defesa Civil informa que as rajadas de vento podem chegar a 70 km/h na área do Litoral catarinense.

Chuvas contínuas na metade Leste do Estado na quarta-feira

Conforme o boletim meteorológico da Defesa Civil, as chuvas seguem contínuas na metade leste de Santa Catarina, especialmente entre a madrugada e a manhã desta quarta-feira (29).

À medida que a baixa pressão se afasta, o tempo deve voltar a firmar no Estado, mas à tarde novas instabilidades atmosféricas podem favorecer as pancadas de chuva e os temporais isolados no Grande Oeste.

As temperaturas devem voltar a subir, com máximas de 30°C a 33°C no Extremo-Oeste, Vale do Itajaí e Litoral Norte e de 25°C° a 29°C no restante das áreas.

Tempo firme na quinta-feira?

Na quinta (30) e na sexta-feira (1º) o tempo firme deve predominar no Estado e o calor poderá se intensificar. Máximas entre 30°C e 35°C na maioria das regiões, podendo se aproximar de 38°C no Extremo Oeste, principalmente na sexta, são esperadas.

>>   PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook