Ciclone causa deslizamento, granizo e queda de árvore no Oeste de SC
A alteração no clima, em toda Santa Catarina, ocorre em função de um ciclone extratropical que avança pelo Estado.

A árvore caiu na BR-282. — Foto: Defesa Civil

A árvore caiu na BR-282. — Foto: Defesa Civil

10/08/2022 - 11h40

O ciclone extratropical causou fortes rajadas de vento e deslizamento de terra no Oeste de Santa Catarina, na manhã desta quarta-feira (10). No município de Herval d’Oeste, um deslizamento de terra atingiu uma casa. Já na BR-282, em Xanxerê, houve queda de uma árvore.

O deslizamento foi atendido pelo Corpo de Bombeiros Militar, na rua Santos Dumont, no bairro Nossa Senhora Aparecida. As pessoas não ficaram feridas. Os moradores foram orientados a sair da casa. A Defesa Civil foi acionada para realizar a perícia no local.

Em Chapecó, foram registrados vento de 64,8 km/h, mas nenhum estrago foi registrado pela Defesa Civil. O órgão orienta que os motoristas tenham cuidado no trânsito, pois a pista está molhada e escorregadia.

Em toda Santa Catarina foram registrados fortes ventos e chuva intensa e volumosa, a instabilidade climática ocorre em função do ciclone extratropical que passa pelo Estado. Diversas ocorrências relacionadas à chuva e ao vento foram registradas entre a noite de terça-feira (9) e a madrugada desta quarta.

Como fica o clima

Na região do Extremo-Oeste, Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina os ventos podem variar de 40 a 70 km/h durante está quarta-feira. Em função dos ventos, segue o risco de queda de árvores e galhos, e danos na rede elétrica.

Conforme informações da Efagri/Ciram, o tempo fica instável com chuva volumosa do Meio-Oeste ao Leste do Estado. No decorrer do dia o tempo melhora a partir da região Oeste e as temperaturas devem diminuir.

A Defesa Civil informou que segue o alerta para fortes ventos. – Foto: Defesa Civil/ND

Situação de emergência

Devido ao Granizo de domingo (7), os municípios de Passos Maia e Abelardo Luz, conforme informações da Defesa Civil, estão no processo para decreto de situação de emergência.

O temporal de granizo atingiu mais de 40 casas, empresas e plantações nos municípios de Abelardo Luz, Passos Maia, São Domingos e Vargeão. Equipes da Defesa Civil apresentaram o levantamento dos danos na região do Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook