Cidades do Oeste de SC registram 39°C, chuva e granizo
Em Concórdia houve queda de granizo e Itapiranga chegou a 39°C durante a tarde desta terça-feira (23).

Foto: Willian Ricardo/ND

Foto: Willian Ricardo/ND

23/11/2021 - 18h38

Após o calor intenso, uma chuva de granizo caiu sobre a cidade de Concórdia, no Oeste de Santa Catarina, na tarde desta terça-feira (23). A Defesa Civil Municipal foi acionada, mas até as 17h15 ainda não havia concluído o levantamento sobre possíveis estragos.

O coordenador da Defesa Civil de Concórdia, Alcemir Toldo, informou que o granizo caiu por volta das 15h30 em alguns pontos da cidade, conforme relatos de moradores. Porém, ainda não há confirmação de danos.

De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, o granizo que caiu em Concórdia foi pequeno, do tamanho aproximado de um grão de feijão, o que, segundo ele, não é capaz de causar danos, apenas isoladamente em algumas culturas mais baixas como soja e feijão, mas de forma bem pontual.

Temporal em Chapecó

Em Chapecó, maior cidade do Oeste, houve  temporal em pontos isolados. De acordo com o meteorologista, o temporal típico de verão com pancadas mal distribuídas, ocorreu devido ao calor associado aos índices de umidade do ar. Houve queda de uma árvore, mas sem maiores danos.

“Ainda existe chance de trovoada e granizo isolado, mas sem risco de estragos. O granizo que pode ocorrer é pequeno, não tem sustentação para causar transtorno”, explicou.

Segundo Scheuer, nesta época é normal que ocorra chuva de um lado da cidade e do outro não. Na tarde desta terça-feira, segundo a estação meteorológica de Scheuer, a temperatura foi de 33.4°C em Chapecó. Já em cidades como Itapiranga, Caibi, Mondaí e Águas de Chapecó os termômetros chegaram a 39°C, mas sem o registro de chuva.

Previsão para o restante da semana

Para o restante da semana há previsão de mais pancadas de chuva. A quarta-feira (24) será de sol e calor com chances de pancadas de típicas de verão. Durante a tarde as temperaturas podem ficar entre 33°C a 36°C em Chapecó. Em algumas cidades do Extremo Oeste pode chegar a 39°C.

Scheuer observa que na quinta-feira (25) há risco de temporal em decorrência do calor e, principalmente, por conta da aproximação de uma frente fria, o que resulta no desenvolvimento de áreas de instabilidade com o potencial para provocar pancadas de chuvas com trovoadas, granizo e ventania. A previsão é para a região Oeste, Meio-Oeste, Serra e Sul do Estado.

Durante a sexta-feira (26) a frente fria avança sobre o estado de Santa Catarina favorecendo chuvas, trovoadas e riscos de temporais entre a madrugada e início da manhã. Haverá queda na temperatura e não deve  passar de 24°C na região Oeste até a Serra. No fim de semana o tempo é bom por conta de uma massa de ar seco, segundo o meteorologista.

Granizo em Canelinha

No começo da tarde desta terça-feira o município de Canelinha também registrou chuva de granizo. Em Itapema, moradores registraram forte chuva, com vento e também com granizo. Já em Itajaí, o vento chegou primeiro e o tempo fechou rapidamente. Moradores também registraram quedas de energia.

A passagem de uma frente fria combinada ao calor e umidade foi o que fez o tempo mudar no Centro-Leste de Santa Catarina nesta terça-feira. Conforme a previsão da Defesa Civil estadual, há chance de temporais isolados. A Defesa Civil estadual alerta para o risco moderado para ocorrências devido ao tempo.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook