Cidades do Oeste de SC sofrem com temporal durante a madrugada
Segundo a Defesa Civil, há um fluxo de calor e umidade intenso que veio da região amazônica e atua em todo o estado.

Fotos: Divulgação/Bombeiros e Internautas

Fotos: Divulgação/Bombeiros e Internautas

16/11/2023 - 08h59

Com a chuva intensa na madrugada desta quinta-feira (16), diversas cidades do Oeste de Santa Catarina passaram por alagamentos, quedas de árvores e destelhamentos. Segundo a Defesa Civil, há um fluxo de calor e umidade intenso que veio da região amazônica e atua em todo o estado.

Ainda segundo a instituição, esse fluxo de calor alimenta um Sistema Convectivo (aglomerado de nuvens que duram de 6 a 12h) e causa diversos temporais pelo estado nas última horas, com registro de alagamentos, quedas de árvores e granizo.

Nas últimas três horas, por exemplo, foram registrados 42 mm em Maravilha, 30 mm em Águas de Chapecó e 28 mm em Itapiranga. Na prática, isso significa que em Maravilha, por exemplo, choveu 42 litros de água em cada metro quadrado da cidade nas últimas três horas.

Segundo a Defesa Civil, nas próximas horas, segue condição para temporais com raios, ventos fortes, eventual queda de granizo e chuvas intensas, especialmente nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas às chuvas.

Guaraciaba e Barra Bonita

Até o começo da manhã desta quinta-feira (16), os bombeiros de Guaraciaba registraram 12 entregas de lonas em Barra Bonita e 33 em Guaraciaba/SC.

Durante a madrugada o GBM mobilizou um total de 18 bombeiros entre Guarnição de Serviço e Plano de Chamada. Foram montadas três equipes: uma efetuando atendimentos na Barra Bonita, uma na cidade de Guaraciaba e outra no interior de Guaraciaba. Ainda contando com efetivo na sede para suporte e manter a capacidade de resposta do GBM.

Segundo informações obtidas, o telhado da igreja matriz de Guaraciaba foi totalmente destruído com o temporal.

Descanso

Em Descanso, os efeitos foram significativos, com quedas de árvores, destelhamentos, interrupção de energia elétrica e outros transtornos. A tempestade derrubou árvores, bloqueando vias, e danificando propriedades. Os destelhamentos deixaram várias residências e estabelecimentos comerciais vulneráveis. o telhado de um posto de combustível foi danificado pelo vento. Equipes de emergência estão mobilizadas para lidar com as consequências do temporal, enquanto autoridades locais avaliam a extensão dos danos. 

São Miguel do Oeste

Em São Miguel do Oeste moradores fotografaram o granizo que atingiu o município. Até o momento não há informações sobre danos consideráveis. No interior, moradores relataram chuva de granizo com pedras do tamanho de um ovo de galinha. Além disso, diversas árvores foram derrubadas pelo vento na região.

Concórdia

Em Concórdia as aulas foram suspensas por conta de inundações. Varias casas e empresas amanheceram alagadas.

 >>  PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 



  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook