Cientista cria vaso sanitário que transforma fezes em dinheiro

Foto: UNIST/Divulgação

Foto: UNIST/Divulgação

27/11/2021 - 12h29

Um pesquisador chamado Cho Jae-Weon,  professor de engenharia urbana e ambiental no UNIST (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia), em uma universidade na Coréia do Sul, desenvolveu um vaso sanitário que transforma fezes humanas em energia. Quem usa esse banheiro ganha criptomoedas como recompensa pela ajuda.

Cho criou uma moeda virtual chamada Ggool, que significa “mel” em coreano. Cada uso do banheiro ganha 10 Ggool por dia, que podem ser usados ​​para comprar coisas no campus da universidade.

O vaso primeiro bombeia seus excrementos para um tanque subterrâneo, o que significa que usa menos água quando comparado a um banheiro tradicional. Os microrganismos então decompõem os resíduos em metano, uma fonte utilizável de energia.

“Se pensamos fora da caixa, fezes tem um valor precioso para energia e estrume, eu coloquei esse valor em circulação ecológica”, explica Cho.

O vaso sanitário pode transformar cerca de meio quilo de dejetos humanos sólidos, a quantidade média de cocô humano em um dia, em impressionantes 50 litros de gás metano, de acordo com Cho.

Isso significa que ele pode gerar meio quilowatt-hora de eletricidade, o suficiente para dirigir um carro elétrico por três quartos de milha, ou aproximadamente 1,2 quilômetro.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook