Clarão no céu visto em SP é resultado de explosão de meteoro próximo à Terra, diz Inpe

Imagem do meteoro feita pelo Laboratório Nacional de Astrofísica — Foto: Divulgação

Imagem do meteoro feita pelo Laboratório Nacional de Astrofísica — Foto: Divulgação

04/08/2022 - 10h01

O clarão visto no céu no Estado de São Paulo na madrugada desta quarta-feira (3) é resultado de um meteoro que explodiu próximo à Terra, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O fenômeno chamou a atenção e intrigou moradores em várias cidades.

O brilho repentino no céu chamou a atenção dos moradores por volta das 5h. No Vale do Paraíba, moradores de Guaratinguetá, São José dos Campos e Bragança Paulista fizeram registros. As imagens circulam a internet e intrigaram internautas.

De acordo com José Willians Vilas Boas, da divisão de astrofísica do Inpe, o que se vê nas imagens é um meteoro em uma distância menor que a comum da Terra. Ele explica que no espaço entre os planetas existem rochas que se movimentam e boa parte delas é resto do processo de formação do sistema solar e originárias de outros planetas. Em alguns momentos essas rochas caem na Terra. A diferença entre elas e a que vimos nas imagens, é que essa se aproximou mais do planeta.

“Eles caem na atmosfera e quando chega a 100 quilômetros de distância, por causa da atmosfera terrestre, entram em atrito. Isso unido à velocidade faz com que queimem. Em geral, elas são destruídas a 80 quilômetros de distância da superfície da Terra. O que vimos foi o caso de uma pedra maior, que levou mais tempo para se desfazer e por isso chegou a uma distância menor da Terra. Quando ela se aproximou, o atrito aumentou e explodiu em chamas. Essa explosão é o clarão que vemos nas imagens”, explica José.

O especialista explica que após a explosão ela se desfaz em poeira e em alguns casos podem se manter em pedaços menores, que são os meteoritos. Reforçou ainda que diariamente, esse fenômeno acontece e que as chances de atingir alguém é pequena.

“Milhares de pequenas pedras caem todos os dias na terra. Se você olhar o céu todas as noites, você vai ver o que chamamos de estrelas cadentes, elas são esses pedacinhos de rocha”, diz.

De acordo com levantamento, o clarão foi registrado na capital, e em pelo menos onze cidades do interior do estado: Aguaí, Hortolândia, Rio Claro, Amparo, Pedreira, Campinas, Sorocaba, São José dos Campos, Bragança Paulista, Guaratinguetá e São João da Boa Vista.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • G1



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook