Cobra com veneno mortal é flagrada em casa de São Miguel do Oeste

Foto/Reprodução: Cristian Lösch/Rede Peperi

Foto/Reprodução: Cristian Lösch/Rede Peperi

05/01/2022 - 17h04

Uma moradora de São Miguel do Oeste foi pega de surpresa enquanto trabalhava na área de serviço de sua casa. Isso porque ela deu de cara com uma das serpentes mais peçonhentas que existem no Brasil: a coral-verdadeira (Micrurus altirostris).

O susto mobilizou as equipes do Corpo de Bombeiros Militar na noite desta terça-feira (4). O atendimento foi feito no bairro Agostini. A cobra se escondeu, mas foi localizada pelos bombeiros que a capturaram e devolveram ao seu habitat natural.

Sobre a espécie

O biólogo Jackson Preuss explica que a cobra coral verdadeira é uma serpente que possui olhos pequenos e hábitos subterrâneos. Elas vivem principalmente na camada superficial do solo ou sob o folhiço que cobre o chão das matas. A dieta dessas cobras geralmente é composta por outras pequenas serpentes.

“As cobras corais não são agressivas, não dão bote e oferecem perigo somente quando manuseadas. Quando tocadas elas escondem a cabeça junto ao corpo, levantam e enrolam a cauda, dando a impressão de se tratar da cabeça. Este é um comportamento defensivo e é usado por várias espécies, justamente para que a cobra tenha uma chance de morder enquanto o oponente se distrai com a cauda mais elevada”, esclarece.

Na análise do biólogo, a coral verdadeira pode ter sido encontrada dentro de casa por estar buscando abrigo, uma vez que elas gostam de lugares escuros.

Quando ocorre a picada, o veneno dessas cobras tem ação nerotóxica e é mais grave para crianças e idosos. “Os principais efeitos são a visão dupla e borrada, as pálpebras ficam caídas e a pessoa tem aspecto sonolento. Dores musculares e aumento da salivação também fazem parte dos sintomas. A insuficiência respiratória pode ocorrer como complicação do acidente levando à morte”, acrescenta.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook