Com prejuízo de R$ 2 milhões, fraude no saque de precatórios descoberta em SC é alvo da PF

12/02/2020 - 16h49

A Polícia Federal, com o apoio da Caixa Econômica Federal, deflagrou nesta manhã (12) a Operação Eleazar. O objetivo é desarticular uma organização criminosa que realizava saques fraudulentos de precatórios – dívidas reconhecidas em decisões judiciais – em diversas regiões do país. Até o momento foram detectados prejuízos de quase R$ 2 milhões aos cofres públicos.

O grupo realizou levantamentos fraudulentos de precatórios em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí, Rio Grande do Norte e Amazonas.

A investigação teve origem em uma tentativa de saque em Capivari de Baixo, no Sul do Estado, quando informações sobre fraudes similares em diversas agências da Caixa Econômica Federal foram descobertas.

No curso da investigação foram obtidos indícios de que a organização criminosa se aproximava de advogados através de um aplicativo de mensagens.

O objetivo era realizar os levantamentos dos precatórios utilizando-se de documentos ideologicamente falsos, obtidos, principalmente, em cartórios do Maranhão e Piauí.

Após os saques ilegais, os criminosos faziam sucessivas movimentações financeiras dos valores em contas de terceiros para afastar a origem ilícita dos recursos e dificultar a identificação dos verdadeiros beneficiados com as fraudes.

Cumprimento de mandados

Cerca de 70 policiais federais estão dando cumprimento a 19 mandados de busca e apreensão e a um mandado de prisão preventiva. As ações são realizadas no Maranhão, Piauí, Pará e São Paulo.

Também foram expedidas duas medidas cautelares de prisão contra servidores da Caixa e determinado o bloqueio de contas e sequestro de bens.

Os investigados poderão ser indiciados pela prática dos crimes de organização criminosa, estelionato majorado, violação de sigilo funcional e lavagem de dinheiro.

O que é precatório?

Precatório é uma espécie de requisição de pagamento de determinada quantia a que a Fazenda Pública foi condenada em processo judicial, para valores totais acima de 60 salários mínimos por beneficiário.

Nome da operação

Eleazar é o nome em hebraico de Lázaro, o qual, de acordo com o Evangelho, teria sido ressuscitado por Jesus Cristo.

Trata-se de uma referência à “Operação Lázaro”, deflagrada pela Polícia Federal em junho de 2016, que investigou o mesmo esquema. Um grupo criminoso selecionava precatórios disponíveis para saques, preferencialmente de pessoas já falecidas, mediante a falsificação de documentos.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook