Com o intuito de minimizar os impactos negativos da Covid-19
ao Turismo brasileiro, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) deu início
a uma ação para incentivar prefeitos, iniciativa privada e entidades não
governamentais a impulsionar o setor após o fim da pandemia. Com a campanha
“Municípios Juntos pelo Turismo”, a confederação pretende construir um plano
estratégico para a retomada de viagens dentro do Brasil.
A pandemia do novo coronavírus trouxe sérios prejuízos ao setor de turismo
brasileiro. Somente no mês de março, o setor amargou um prejuízo de mais de R$
14 bilhões, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e
Turismo (CNC).
Para se ter uma ideia, apenas na segunda quinzena de março, a perda na
área de Turismo foi de aproximadamente R$ 12 bilhões. O período coincide com
medidas de isolamento tomadas por diversos governadores e prefeitos. Fábio
Bentes, economista da CNC responsável pelo estudo, afirma que para o mês de
abril são esperados mais prejuízos ao setor de turismo brasileiro.
“A tendência é que o mês de abril seja muito parecido o que
foi no mês de março, na medida em que diversos estabelecimentos do setor
continuam fechados, a restrição de passageiros e turista continuam a mesma da
segunda quinzena do mês de março e diversas fronteiras continuam fechadas”.
A campanha “Municípios Juntos pelo Turismo” pretende ajudar a economia de
aproximadamente 2,6 mil municípios. Marta Feitosa turismóloga da Confederação
Nacional de Municípios explica que diversas cidades brasileiras tem o Turismo
como principal atividade econômica.
“Então, o nosso setor é um importante vetor econômico para o
desenvolvimento dos municípios. O Turismo é realmente impactante”.
Segundo o Ministério do Turismo, em 2019 o setor movimento mais de R$ 238
bilhões, sendo responsável pela criação de mais de 24 mil vagas de emprego.
Além disso, dados do ministério apontam que as atividades desse setor impactam
em mais de 52 segmentos da economia.
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