Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom
Está marcado para o
dia 7 de fevereiro o início das aulas na rede estadual para o ano letivo de
2022. Os professores iniciam alguns dias antes, em 3 de fevereiro, para o
planejamento pedagógico do ano letivo. O calendário completo divulgado pela
Secretaria de Estado da Educação (SED) pode ser acessado clicando aqui.
De acordo com o
calendário, o recesso escolar de meio de ano inicia no dia 16 de julho. As
aulas serão retomadas para o segundo semestre no dia 1º de agosto, e o término
do ano letivo será em 16 de dezembro, com os conselhos de classe marcados para
os dias 19, 20 e 21.
Acompanhe abaixo mais detalhes do calendário:
Segundo período de matrículas
O primeiro período
de pré-matrículas on-line para novos alunos na rede estadual de ensino foi
realizado no início de dezembro de 2021. Os pais ou responsáveis que ainda não
fizeram o cadastro on-line devem matricular o estudante no segundo período de
matrículas, que acontece entre os dias 26 e 28 de janeiro de 2022, na escola
onde houver vaga disponível.
O processo é feito
de forma virtual pela plataforma Matrícula on-line. No entanto, todas as
escolas terão um posto de atendimento com computador durante o período de
matrícula para auxiliar no cadastro dos estudantes. Para os responsáveis que
precisarão de auxílio no preenchimento da pré-matrícula utilizando os meios
eletrônicos da Unidade Escolar, a inscrição será realizada no horário de
atendimento da respectiva escola durante os mesmos dias: 26 a 28 de janeiro de
2022.
Conheça o processo de matrícula
O procedimento é dividido em duas etapas. A primeira é a pré-matrícula, feita pela plataforma Matrícula on-line, onde o responsável cadastra os dados do aluno e escolhe uma das instituições de ensino que ainda têm vaga disponível, recebendo um protocolo para anotar ao fim do processo.
A segunda é a efetivação da matrícula, feita presencialmente na escola, quando devem ser levados todos os documentos do estudante e o número do protocolo de pré-matrícula para garantir a vaga (não é necessário imprimir, basta anotar e levar na escola).
Como se inscrever no site gov.br
Antes de acessar a
plataforma Matrícula On-line é preciso criar um cadastro único no gov.br. Ao acessar o
site gov.br, é necessário clicar no botão Entrar (canto superior direito) e em
Cadastrar. Depois, o familiar deve preencher dados pessoais, marcar a opção
“não sou um robô” e aceitar os Termos de Usuário e Política de Privacidade.
Após essa etapa, o
sistema faz algumas perguntas para confirmar os dados do usuário e, na página
seguinte, oferece duas opções para envio do código da conta: e-mail ou SMS. O
código recebido deve ser informado e depois o usuário deve clicar em Validar o Cadastro.
Ao final, o estudante precisa ainda criar uma senha antes de o cadastro ser
concluído.
A Secretaria de
Estado da Educação (SED) orienta que a inscrição no sistema gov.br deve ser
realizada pelo responsável com antecedência, antes da abertura do período de
matrículas.
>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP.
DEIXE UM COMENTÁRIO
Facebook