Resultados de exames do Lacen/SC (Laboratório Central de Santa Catarina) confirmaram nesta segunda-feira (09), três casos de Dengue em São Miguel do Oeste. O enfermeiro da Vigilância Epidemiológica Municipal, Marcos Bortolanza, informa que 57 casos suspeitos da doença foram notificados este ano no município, sendo que 37 foram descartados e 17 continuam sob investigação. Os casos confirmados são de pacientes dos bairros Estrela, São Luiz e São Jorge. Um dos casos é importado, e outros dois são autóctones (contraídos no próprio município).
Também foram notificados em São Miguel do Oeste este ano, oito casos suspeitos de Zika Vírus, dos quais, cinco já foram descartados e três continuam em investigação. A Febre Chikungunya, outra doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, teve 35 casos suspeitos notificados até o momento, sendo que 22 apresentaram resultado negativo, e outros 13 estão pendentes de resultado.
O coordenador do Setor da Dengue da Secretaria Municipal de Saúde, Célio Silva, salienta que 248 focos do mosquito Aedes aegypti foram identificados em São Miguel do Oeste este ano. Na última sexta-feira (06), foi realizado fumacê em algumas das regiões afetadas, nos bairros São Luiz e Sagrado Coração de Jesus. A Secretaria também está realizando a dedetização de bocas de lobo em toda a cidade. No início da manhã desta terça-feira (10), também será realizado fumacê no bairro Estrela.
Além disso, está em andamento um cronograma de recolha de eletrônicos, pneus e móveis em desuso no centro e bairros do município, e a equipe da Dengue realiza vistorias diárias em todo o perímetro urbano da cidade. Proprietários de terrenos baldios sem manutenção também estão sendo notificados.
O secretário, Leonir Caron, disse que o Município irá continuar fazendo a sua parte, mas ressalta a necessidade da população contribuir, eliminando qualquer depósito de água parada ou denunciando situações irregulares para os agentes da Dengue. “A doença está aí, e precisamos nos unir para combatê-la”, destaca.
Dados até a data 09/03/2020
ZIKA VÍRUS
2020:
08 casos notificados, 05 descartados e 03 em investigação
FEBRE CHIKUNGUNYA
2016:
03 casos confirmados
2018:
02 casos confirmados
2020:
35 notificados, 22 descartados e 13 em investigação
DENGUE
2016:
47 casos confirmados
2017:
03 casos confirmados
2018:
10 casos confirmados
2019:
04 casos confirmados
2020:
57 notificados, 37 descartados, 17 em investigação e 03 casos confirmados
>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.
DEIXE UM COMENTÁRIO
Facebook