Congresso de Educação da Unoesc inicia na próxima quinta-feira

Congresso será realizado no Centro Cultural da Unoesc São Miguel do Oeste

Congresso será realizado no Centro Cultural da Unoesc São Miguel do Oeste

11/07/2019 - 16h18

O 2º Congresso de Educação: Currículo e Gestão na Escola de Educação Básica inicia, na próxima quinta-feira (18), a partir das 8h, no Centro Cultural da Unoesc São Miguel do Oeste. Segundo a coordenadora dos cursos de Pedagogia e Educação Física, professora Giovana Di Domênico Silva, as vagas para o Congresso estão esgotadas.  

Giovana destaca que o Congresso se caracteriza como um evento de natureza científica com conferências, mesas-redondas, oficinas e apresentações de trabalhos científicos publicados em anais online. "Esperamos que o evento seja um momento profícuo de reflexões compreensivas em torno de desafios, questões fundamentais e emergentes do processo pedagógico da Educação Básica — focadas no currículo e na gestão — de ordem política, epistemológica e cultural", ressalta a professora, salientando que a formação inicial e continuada dos educadores da região é um compromisso da Unoesc.

O evento terá sete eixos temáticos: currículo e formação de professores; gestão escolar; experiências formativas na Educação Básica; educação e inclusão; educação e saúde; educação e ambiente e o uso das tecnologias na educação.

PROGRAMAÇÃO

Na quinta-feira (18), às 9h, a Unoesc receberá o professor, doutor Miguel Gonzales Arroyo, para a conferência "Corpos precarizados que interrogam currículos e docência". As atividades seguem à tarde, a partir das 13h30, com a mesa-redonda "Eixos estruturantes da BNCC: desafios à implementação pela rede de ensino", formada pelos professores doutores, Elton Luiz Nardi e Marilda Pasqual Schneider.

A segunda conferência do dia, "Protagonismo compartilhado entre professor, alunos e conhecimento: uma perspectiva de produção da relação pedagógica", inicia às 15h45 e será ministrada pelo professor, doutor Gabriel Andrade Junqueira Filho. Durante a noite, haverá exposição de banners e apresentações orais.

Na sexta-feira (19), das 8h às 12h, o público poderá participar de oficinas. Serão disponibilizadas 20 oficinas sobre diversos temas. Logo após, às 13h30, inicia a conferência "Políticas curriculares e modos de gestão na Educação Básica" com o professor, doutor Álvaro Luiz Moreira Hypolito. A última mesa-redonda do Congresso, "Questões atuais sobre gestão escolar e currículo: o(a) professor(a) como centralidade", inicia às 15h30 e será ministrada pelos professores, doutores Oto Petry e Ilma de Andrade Barleta. Nos dois dias, também haverá atividades culturais.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook