Consulta ao primeiro lote de restituição do IRPF 2022 abre nesta terça-feira

Foto: Eliane Neves/Estadão Conteúdo

Foto: Eliane Neves/Estadão Conteúdo

23/05/2022 - 20h00

A Receita Federal abrirá a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda deste ano, nesta terça-feira (24). O lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores. O crédito bancário será realizado na terça-feira (31) da próxima semana contemplando 3.383.969 contribuintes.

O valor de R$ 6,3 bilhões será destinado a contribuintes que têm prioridade legal, sendo 226.934 contribuintes idosos acima de 80 anos, 2.305.412 contribuintes entre 60 e 79 anos, 149.016 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 702.607 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. As informações são do portal R7.

Veja como consultar a restituição

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deverá acessar, a partir desta terça, a página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.

A página permite consultas simplificadas ou completas da situação do declarante, por meio do extrato de processamento, basta acessar o e-CAC, a plataforma apresenta orientações e os canais de prestação do serviço.

Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF, diretamente nas bases da Receita Federal.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • ND+



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook