O serviços
bancários de todo o estado foram autorizados a reabrirem a partir desta
segunda-feira (30) mediante regras previstas em portaria publicada domingo (30)
pelo Governo do Estado, quando o governador Carlos Moisés (PSL) voltou atrás em relação à retomada das atividades econômicas em Santa
Catarina. O estado tem 197 casos de pacientes diagnosticados com
coronavírus, 16 deles internados em unidades de terapia intensiva (UTI), e uma
morte pela doença, conforme o último boletim divulgado.
A medida é válida para lotéricas, cooperativas de crédito,
correspondentes bancários e agências bancárias, que poderão retomar as
atividades apenas para o atendimento de pessoas que necessitem de serviços
presenciais desde que respeitem as regras previstas no documento para conter a
propagação do novo coronavírus. Serviços essenciais, como supermercados, padarias, mercearias, açougues e
peixarias continuam funcionando normalmente durante a
quarentena.
Conforme o decreto, os estabelecimentos bancários devem manter o mínimo
de atendimento direto emergencial somente para associados que efetivamente
tiverem necessidades de operações, como pagamento ou saque, créditos
emergenciais ou renegociações urgentes.
Shoppings, galerias, centros comerciais e locais afins que abrigarem os
estabelecimentos bancários devem providenciar a abertura somente da porta de
acesso mais próxima à agência ou unidade de atendimento. As demais áreas devem
ser bloqueadas para evitar circulação dos funcionários.
Na quinta-feira passada, as obras públicas foram retomadas em Santa Catarina. Agora,
obras na construção civis também estarão permitidas com regras, segundo o
Governo de Santa Catarina.
Veja as regras:
Funcionários
Grupo de risco: os
estabelecimentos devem priorizar o afastamento de funcionários que estiverem no
grupo de risco da doença, sem prejuízo de salários. A decisão inclui pessoas
com idade acima de 60 anos, hipertensos, diabéticos, gestantes e
imunodeprimidos — pessoas com o sistema imunológico enfraquecido em razão de
doenças.
Rotina de trabalho: priorizar
o trabalho remoto para os setores administrativos.
Saúde no trabalho: adotar
medidas internas necessárias para evitar a transmissão do coronavírus no
ambiente laboral.
Transporte: com o
transporte coletivo suspenso em todo o estado, os estabelecimentos bancários
devem utilizar, se for necessário, serviço de fretamento para o deslocamento de
seus trabalhadores. Cada veículo deve ter preenchida até metade de sua ocupação
máxima de passageiros sentados, conforme o decreto, respeitando as regras de
distanciamento durante a pandemia.
Higienização: os
trabalhadores devem ser orientados a intensificar a higienização das mãos, principalmente
antes e depois do atendimento de cada cliente, após entrar em contato com
superfícies de uso comum, como balcões, corrimão, teclados de caixas, entre
outros, e após usar o banheiro.
Atendimento ao público: os
funcionários que atendem os clientes durante operações bancárias devem usar
máscara cirúrgica por causa da proximidade exigida pela confidencialidade das
operações. Trabalhadores que farão a organização das filas na entrada dos
estabelecimentos também devem usar o equipamento de segurança. A medida não se
aplica aos funcionários de lotéricas que trabalham atrás dos guichês de vidro.
Clientes
Clientes: controlar
o acesso de clientes. As agências devem demarcar os lugares reservados e
organizar as filas para garantir que seja respeitada a distância mínima de 1,5
metros entre cada pessoa.
Atendimento preferencial: idosos,
hipertensos, diabéticos
e gestantes garantindo devem ser atendimentos com prioridade, para que elas
permaneçam o mínimo de tempo possível dentro do estabelecimento.
Higienização: disponibilizar
álcool em gel 70% ou antissépticos semelhantes e estabelecer a higienização de
clientes e funcionários. Os produtos devem ser colocados em pontos estratégicos
do ambiente, como na entrada do local, em corredores, bancões e mesas de
atendimentos.
Agências
Controle de acesso: o
funcionário mantido na porta da unidade para orientar os associados que buscarem
atendimento deverá usar máscara facial cirúrgica. Também deverá ser feita uma
triagem entre os clientes, encaminhando para atendimentos somente os clientes
em situação emergencial, um por vez, e orientando os demais a buscarem meios
eletrônicos ou por telefone.
Ambiente arejado: os
estabelecimentos devem ser mantidos com todas as áreas ventiladas, incluindo
refeitórios e locais de descanso dos funcionários.
Limpeza contínua: as áreas
devem ser desinfetadas com produtos de limpeza e desinfeccionadas com álcool
70%. Quando possível, superfícies expostas, como maçanetas, mesas, teclado,
mouse, materiais de escritório, balcões, corrimões, interruptores, elevadores,
balanças, banheiros, lavatórios, entre outros, devem ser higienizadas.
Equipamentos: máquinas
de cartão devem ser higienizadas com álcool 70% ou preparações antissépticas
após cada uso. Caixas eletrônicos de autoatendimento, ou qualquer outro
equipamento com painel eletrônico de contato físico, deverão ser higienizados
com álcool 70% ou produros antissépticos após cada uso.
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