Coronavírus já alcança mais de 200 mil casos e contabiliza 8 mil mortes em todo o mundo

18/03/2020 - 12h06

O mundo registrou nesta quarta-feira (18) mais de 200 mil casos de coronavírus e ao menos 8 mil mortes, segundo um levantamento feito pela universidade norte-americana Johns Hopkins. A China concentra 40% dos casos confirmados de Covid-19, com mais de 81 mil infecções.

Na Europa, novo epicentro da doença, a Itália é o país com mais casos de coronavírus, são 15% dos casos mundiais. Em um balanço feito pela agência France Presse, o velho continente já superou a Ásia no número de mortes provocadas por coronavírus.

Segundo a agência, o velho continente contabilizou ao menos 3.421 mortes, enquanto a Ásia registrou 3.384. A Organização Mundial da Saúde (OMS), que faz um levantamento oficial, ainda não atualizou sua contagem, disponibilizada na tarde de terça-feira (17).

Destaques de quarta-feira

-Casos de Covid-19 no Brasil vão a 350; último balanço no país apontava 291

-Ministro Augusto Heleno diz que seu exame deu positivo para coronavírus

-Por causa do coronavírus, Chile decreta estado de exceção por emergência

-Mais de 200 mil casos do novo coronavírus e 8 mil mortes no mundo

-A Europa superou a Ásia no número de mortes provocadas por coronavírus

-EUA passa das 100 mortes por Covid-19 com infecções em todos os 50 estados

-Trump anunciou o fechamento da fronteira dos EUA com o Canadá

-China registra apenas uma contaminação interna pelo 2º dia consecutivo

-Comissão Europeia admite que líderes subestimaram pandemia

Estado de calamidade

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, decretou estado de exceção por catástrofe em decorrência da pandemia do Covid-19 nesta quarta-feira. "Esse estado de catástrofe terá vigência de 90 dias a partir das 0h de amanhã (0h em Brasília)", disse Piñera.

Com isso, ele pode restringir reuniões em espaços públicos, assegurar a distribuição de bens e serviços básicos, estocar alimentos e outros bens e impor quarentenas e toques de recolher.

Fechamento de escolas

Metade dos estudantes do mundo, ou seja, mais de 850 milhões de crianças e adolescentes, estão sem aulas devido à epidemia de coronavírus anunciou nesta quarta-feira a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Com o fechamento total de escolas e universidades em 102 países e o fechamento parcial em outros 11 em consequência da pandemia da Covid-19, o número de estudantes sem aulas dobrou em quatro dias e deve continuar aumentando, destacou a Unesco em um comunicado.

No Brasil

O Brasil registrou 350 casos confirmados da doença. São Paulo segue tendo o maior número de casos confirmados: 164. O último boletim do Ministério da Saúde contabiliza 291 casos em 16 estados e no Distrito Federal, mas as secretarias de outros estados divulgaram mais 59 casos. Quase nove mil pessoas esperam o resultado do teste.

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, Augusto Heleno, informou que testou positivo para o novo coronavírus. O ministro aguarda contraprova. Heleno integrou a comitiva do presidente Jair Bolsonaro na viagem à Flórida (EUA), na semana passada. Ele fez um primeiro teste, com resultado negativo, e realizou um novo exame na terça-feira (17).

A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro investiga duas mortes de pacientes com suspeita da Covid-19. Uma suspeita foi em Niterói, na Região Metropolitana, e a outra em Miguel Pereira, no Sul do estado. A prefeitura da capital carioca decretou situação de emergência na cidade.

Casos no mundo

As autoridades de saúde da China informaram na quarta que, pelo segundo dia consecutivo, registraram apenas uma nova contaminação local por coronavírus, que se soma a 12 casos importados.

Com mais de 6 mil casos de coronavírus em todos os 50 estados, os Estados Unidos registraram ao menos 114 mortes por Covid-19. Na quarta-feira (18), um balanço feito pela Johns Hopkins apontou que o estado de Washington foi o que mais teve mortes, são 55 até o momento.

O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, advertiu nesta quarta que "o mais duro ainda está por vir", quando aumentar o número de pessoas nos hospitais pelo coronavírus, em um Congresso praticamente vazio para evitar contágios do vírus.

A Espanha registrou 2.538 novos casos e 67 mortes pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, o que eleva o balanço total a 13.716 infectados e 558 mortos, anunciou o ministério da Saúde.

Fechamento de fronteiras

O presidente americano, Donald Trump, decretou o fechamento da fronteira dos EUA com o Canadá como medida de contenção da epidemia de coronavírus.

Na América do Sul, o Paraguai fechou a fronteira da Ponte da Amizade, que liga o país com o estado do Paraná, no Brasil.

Líderes subestimaram pandemia

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, admitiu que os líderes políticos subestimaram o perigo representado pela pandemia.

"Acredito que todos que todos nós que não somos especialistas subestimamos, inicialmente, o coronavírus. Mas ficou muito claro que este é um vírus que nos manterá ocupados durante muito tempo", declarou Von der Leyen, em uma entrevista ao jornal alemão "Bild".

Medidas emergenciais

Governo britânico pediu por poderes extraordinários para combater o coronavírus. A polícia pode ter o poder de prender e isolar pessoas para proteger a saúde pública. Trabalhadores da saúde aposentados poderão ser convocados como apoio, e voluntários poderão pedir a liberação do trabalho para ajudar nas ações de saúde.

O governo das Filipinas declarou estado de calamidade por seis meses por causa da expansão do novo coronavírus. A medida permite que o governo tenha acesso a um fundo emergencial para combater a pandemia.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook