Os eventuais problemas identificados durante o uso de testes
para o novo coronavírus devem ser notificados à Anvisa (Agência Nacional de
Vigilância Sanitária). De acordo com o órgão, embora já seja de conhecimento
dos profissionais de saúde, a regra está sendo reforçada durante a pandemia
provocada pela doença.
“A prática é essencial, pois depois de recebidas e organizadas, as informações formam um banco de dados que serve de subsídio para o planejamento e a execução de ações de inspeção, fiscalização e coleta de amostras para análises”.
Segundo a Anvisa, a medida tem o objetivo de manter o monitoramento contínuo dos produtos, visando a garantia da sua qualidade, segurança e eficácia. Nesse sentido, a Agência dispõe de ferramentas para que os relatos sejam feitos de forma correta, de acordo com o tipo de regularização do produto e também com o tipo de notificação.
Orientações
A Agência conta com uma área
exclusiva no portal com orientações e canais para o registro de notificações de
queixas técnicas de produtos para a saúde. As informações devem ser inseridas
no Notivisa (Sistema de Notificação em Vigilância Sanitária). Para preencher
corretamente, basta seguir as instruções do Manual do Usuário para notificação
de queixa técnica de kit para diagnóstico in vitro.
Registro
Mais de 120 pedidos de
registro de testagens relacionadas à Covid-19, incluindo testes rápidos, foram
avaliados pela Anvisa desde o dia 18 de março. A relação de produtos
regularizados para detecção da covid-19 é atualizada diariamente e pode ser
consultada no portal da Anvisa.
>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.
DEIXE UM COMENTÁRIO
Facebook