Covid-19: Santa Catarina tem aumento de 330% no número de regiões gravíssimas
Novo mapa de risco mostra que o Estado passou a ter de três para 13 regiões no nível mais alarmante da escala; apenas três regiões estão em nível grave.

25/11/2020 - 11h11

O número de regiões em nível gravíssimo no mapa de risco que monitora a Covid-19 em Santa Catarina teve um aumento expressivo esta semana. Segundo a atualização mais recente, que data desta quarta-feira (25), o Estado passou de três para 13 regiões nesta categoria, considerada a mais alarmante na escala.

O aumento no número de regiões em nível gravíssimo, comparado ao divulgado na semana passada, corresponde a 333%. Com as mudanças, 81% das 16 regiões de Santa Catarina passam a estar nesta categoria. A atualização foi informada ao ND+ na madrugada desta quarta e deve ser divulgada pelo governo ao longo do dia.

A atualização também indica que três regiões estão em nível grave – marcadas com a cor laranja. O novo mapa, predominantemente vermelho, mostra nesta cor as regiões Extremo Oeste, o Alto Uruguai Catarinense e a Foz do Rio Itajaí.

Entre as regiões que tiveram a situação agravada estão o Oeste, Meio-Oeste, Alto Vale do Rio do Peixe, Planalto Norte, Nordeste, Alto Vale do Itajaí, Médio Vale do Itajaí, Serra, Grande Florianópolis, Carbonífera e Extremo Sul.

Transmissibilidade gravíssima no Estado

Quatro itens são levados em consideração na avaliação da matriz de risco da Covid-19 no Estado. O que chama a atenção no novo mapa é a transmissibilidade. Apenas a região do Alto Uruguai Catarinense não aparece no nível máximo (gravíssimo).

Outro índice que chama atenção é o evento sentinela (óbitos). No mapa de risco divulgado na última semana apenas a região de Laguna apresentava nível máximo.

Já na atualização desta quarta-feira, Alto Uruguai Catarinense, Alto Vale do Rio Peixe, Extremo Sul Catarinense, Foz do Rio Itajaí, Grande Florianópolis, Laguna, Médio Vale do Itajaí, Serra Catarinense e Xanxerê aparecem em vermelho na tabela.

Quatro itens são levados em consideração na avaliação da matriz:

Evento sentinela: mede a mortalidade da Covid-19. Nas regiões em alerta, o índice aponta que a pandemia continua em expansão;

Transmissibilidade: variação no número de confirmação e casos ativos. Regiões em alerta apresentam alta no número de casos;

Monitoramento: casos investigados e inquérito de síndrome gripal na comunidade;

Capacidade de atenção: mede a ocupação dos leitos de UTI.

Piores momentos em Santa Catarina

Nesta terça-feira (25) o Estado registrou mais 4,1 mil novos casos da Covid-19, o que totaliza 332 mil confirmações desde o início da pandemia. Os números são semelhantes ao fim de agosto, quando a pandemia havia apresentado seus piores momentos.

Hoje o Estado soma mais de 24 mil pacientes ativos da Covid-19 e já quebrou o recorde de casos confirmados em 24 horas três vezes consecutivas nos últimos dias. Florianópolis é considerada o epicentro da doença, seguida de Joinville, Blumenau e São José.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.



  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook