CPI dos Institutos de Pesquisa alcança 29 assinaturas e pode ser instaurada

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

06/10/2022 - 09h44

Na noite desta quarta-feira (5), o requerimento para a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Institutos de Pesquisa atingiu o número de assinaturas necessários para a criação do grupo. Segundo o senador que elaborou o documento, Marcos do Val (Podemos-ES), 29 senadores apoiaram e outros ainda devem assinar o pedido. O objetivo é entregar o requerimento para o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), nesta quinta-feira (6).

Principais institutos de pesquisa do país, o Ipec e o Datafolha erraram por 10 pontos percentuais a diferença entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL), além de falharem nas previsões de algumas eleições estaduais, como em São Paulo e no Rio Grande do Sul.

“A eleição de 2 de outubro de 2022 novamente comprovou um fenômeno que vem sendo observado em eleições recentes, qual seja, a expressiva discrepância entre a intenção de voto aferida e os resultados efetivamente apurados”, afirma o senador no requerimento. No texto, o senador destaca a necessidade de conhecer os critérios técnicos e científicos das pesquisas.

Marcos do Val citou, no texto, “expressivos e inegáveis impactos dessas pesquisas na formação do cenário político-eleitoral […] e na formação da decisão do voto pelo eleitor”; a “possibilidade, convincente, de preferências de algumas instituições por determinados candidatos”; e a variação de resultados entre institutos.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP.  


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook