Curso de Direito da Unoesc ministra palestra a imigrantes venezuelanos e haitianos

Palestras foram ministradas por acadêmicos, sob a supervisão de professores do curso de Direito. Foto: Divulgação/Unoesc

Palestras foram ministradas por acadêmicos, sob a supervisão de professores do curso de Direito. Foto: Divulgação/Unoesc

04/07/2022 - 16h35

O curso de Direito da Unoesc São Miguel do Oeste ministrou, recentemente, as palestras "Noções Básicas sobre Seguridade Social" e "Legislação Trabalhista" para imigrantes venezuelanos e haitianos residentes em São Miguel do Oeste. A atividade foi organizada em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social e com a Pastoral do Imigrante.

Segundo o coordenador do curso, professor Peterson Schaedler, o município está recebendo muitos imigrantes venezuelanos e haitianos para trabalhar, principalmente, na construção civil e em frigoríficos. "A maioria dos imigrantes não tem conhecimento da legislação brasileira referente à seguridade social e sobre as questões trabalhistas, pois há uma grande diferença na legislação de seus países de origem. Por isso, foi muito gratificante contribuir com informações para essas pessoas", destaca o professor.

As palestras foram ministradas por acadêmicos bolsistas do Uniedu, sob a supervisão dos professores do curso, Peterson Schaedler, Andrey Paterno e Alex Delevatti. Durante as palestras, foram abordados sobre seguridade social, previdência social, INSS, Aplicativo "Meu INSS", benefícios previdenciários; relação empregador-empregado, jornada de trabalho, horas extras, descanso semanal, 13º salário, férias, seguro desemprego, deveres e responsabilidades do empregado, entre outros assuntos.

Para a acadêmica Tacieli Pereira, a atividade contribuiu para a sua formação profissional e para que os imigrantes conheçam mais sobre os seus direitos. "A atividade fomentou nossa sensibilidade a aprimorou a compreensão de como será a nossa vida profissional como futuros operadores do Direito. Fomos além da teoria e saímos da nossa zona de conforto, tendo acesso a situações reais que os imigrantes passam e que, possivelmente, teremos contato ao longo da nossa carreira", avalia a acadêmica. 

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 



  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook