Curso de Farmácia da Unoesc recolhe mais de 800 caixas de medicamentos vencidos

Acadêmicos recolheram 875 caixas de medicamentos vencidos. Foto: Ascom Unoesc/Divulgação

Acadêmicos recolheram 875 caixas de medicamentos vencidos. Foto: Ascom Unoesc/Divulgação

13/06/2022 - 14h43

Os acadêmicos da primeira fase do curso de Farmácia da Unoesc São Miguel do Oeste recolheram, recentemente, 875 caixas de medicamentos vencidos. Foram recolhidos 280 tipos diferentes, sendo que a maioria era analgésicos e/ou antitérmicos. Os acadêmicos recolheram os medicamentos em suas casas, na casa de familiares e amigos.

A atividade foi desenvolvida na disciplina de Ambientação em Ciências Farmacêuticas. Segundo o coordenador, doutor Everton Boff, a atividade inteirou os acadêmicos ingressantes sobre suas responsabilidades e como elas refletem no bem-estar e na segurança da comunidade.  

Everton alerta que armazenar medicamentos em casa, principalmente com o prazo de validade expirado, pode trazer sérios riscos e até mesmo consequências irreversíveis. "Os riscos estão no uso de um princípio ativo de eficácia duvidosa, pois não há mais garantias de ações farmacológicas devido ao seu vencimento. Além disso, o uso não orientado pode levar a uma administração farmacológica errada e com sérias consequências para o usuário. Muitas pessoas também fazem o descarte de maneira totalmente incorreta, prejudicando o meio ambiente", conclui o coordenador.

Para a acadêmica Amanda Engelmann, a atividade foi uma oportunidade para orientar a comunidade sobre a importância de fazer o descarte correto dos medicamentos vencidos, evitando riscos para o meio ambiente e para a saúde das pessoas. 

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook