Curso de Farmácia promove Aula Magna sobre Farmacologia nas Doenças de Inverno

11/03/2020 - 14h16

O curso de Farmácia da Unoesc promoveu, na sexta-feira (6), a Aula Magna "Farmacologia nas doenças de inverno". A aula foi ministrada pela vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina (CRF/SC) e doutora em Ciências Farmacêuticas, Vania Floriani Noldin. A profissional também ministrou um curso sobre esse assunto aos diplomados de Farmácia.  

Segundo o coordenador, doutor Eduardo Ottobelli Chielle, o inverno traz doenças características, que podem ser transmitidas por bactérias, fungos e vírus. Ele explica que, devido às baixas temperaturas, essa estação do ano reduz a imunidade do corpo e facilita o surgimento de patologias como: influenza, pneumonias, bronquites, asmas, meningites, entre outras. Essas doenças são responsáveis pelo aumento do movimento nos laboratórios, hospitais e farmácias e desencadeiam um alto consumo de medicamentos.

"Desse modo, é uma necessidade de saúde pública atualizar os conhecimentos dos acadêmicos e diplomados do curso acerca das doenças mais frequentes no inverno e dos procedimentos necessários para a prevenção e manejo farmacológico. Tal competência e habilidade contribuirão para que os acadêmicos e diplomados atuem com mais qualidade, colaborando na redução do uso indevido de medicamentos e melhorando a prevenção e o tratamento das patologias mais frequentes de inverno", avalia o professor Eduardo Chielle.

A acadêmica Patricia Tumelero diz que a Aula Magna proporcionou conhecimentos importantes para a atuação profissional. "A aula foi excelente e reforçou a importância de o farmacêutico atender e orientar de forma correta o paciente ao entregar o medicamento e não apenas vendê-lo, uma vez que o uso incorreto pode ocasionar prejuízos à saúde", afirma a acadêmica. 

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.



  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook