Curso de Medicina Veterinária promove live com o médico veterinário, Marcelo Molento

02/06/2020 - 14h59

O curso de Medicina Veterinária da Unoesc São Miguel do Oeste promoveu, no final do mês de maio, a live "Epidemiologia e controle parasitário em bovinos de leite", com o médico veterinário, doutor Marcelo Beltrão Molento. Recentemente, o profissional desenvolveu, juntamente com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), um programa para controle seletivo do carrapato bovino.

O programa tem o objetivo de auxiliar produtores e técnicos no uso racional de produtos para controlar o carrapato, bem como difundir a avaliação e o tratamento seletivo dos bovinos.

Segundo a professora, doutora Andreia Buzatti, o médico veterinário abordou sobre as novidades nas pesquisas científicas, principalmente, em relação à resistência dos parasitas aos antiparasitários e ao tratamento seletivo dos animais. "O parasitismo constitui um importante entrave aos sistemas produtivos e também ao bem-estar animal. Dessa forma, os acadêmicos devem estar capacitados para a atuação profissional com vistas ao controle parasitário adequado e eficiente", avalia a professora.

A acadêmica Daiana Branchi salienta que, durante a live, foi possível adquirir conhecimentos importantes para a sua formação como médica veterinária. "É um privilégio poder ouvir e conversar com um profissional experiente como o professor Marcelo Molento. Ele abordou de forma muito didática o cenário atual e como agir corretamente", conclui a acadêmica.

Sobre o palestrante

O médico veterinário Marcelo Beltrão Molento possui doutorado em Parasitologia pela universidade canadense, McGill University. É consultor de várias entidades de fomento e pesquisa nos seguintes países: Brasil, Argentina, Colômbia, Cuba, Estados Unidos, Uruguai, Bélgica e Holanda. Além disso, é consultor da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Molento também integra vários grupos de pesquisa e busca desenvolver técnicas, empregando o Sistema Integrado de Controle Parasitário (Sicopa) para a melhoria da qualidade da vida animal, humana e do meio ambiente. 

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook