O curso de
Pedagogia da Unoesc São Miguel do Oeste está promovendo o 5º Ciclo de Debates
em Educação. Em tempos de pandemia, o conhecimento não pode parar e, toda
semana, os acadêmicos participam de uma palestra, mediada por tecnologias, via web no Collaborate. Segundo a coordenadora do curso, professora Giovana di
Domênico Silva, estão sendo abordados temas contemporâneos com o objetivo de
qualificar o processo formativo dos futuros professores. "No decorrer do
processo de formação do professor, é necessário observar os temas
contemporâneos, que surgem no contexto social e que precisam ser aprofundados e
dialogados na academia", destaca a professora, salientando que estão sendo
abordados assuntos afetos à pandemia.
A palestra
"Dialogando sobre as pandemias ao longo da história", ministrada pelo
professor, doutor Paulo Ricardo Bavaresco, abriu o Ciclo de Debates em
Educação. Os acadêmicos também acompanharam a palestra "Educação em tempos
de pandemia: estranhamentos e possibilidades" com a professora, doutora
Dilva Bertoldi Benvenutti. Nesta semana, a professora, mestra Izoldi Klein
Pinheiro trouxe para debate a integração digital em tempos de Covid-19.
Na próxima quarta-feira
(20), os acadêmicos realizarão a leitura do filme "Ser e Ter" e, dia
22, ocorrerá o debate com a professora doutora, Carmen Lazarotto, e a
professora mestra, Clair Fátima Zacchi. No dia 10 de junho, serão abordados os
seguintes temas: inclusão digital, diversidade cultural, sexualidade e gênero,
machismo estrutural e relações étnicas. Neste dia, a atividade contará com a
participação da diplomada do curso de Psicologia e mestranda em Educação,
Eloisa Bido; dos acadêmicos de Psicologia, Elienay Brandão de Oliveira e Newton
Bervian. A atividade será mediada pela professora Ângela Bavaresco.
Desafios da Educação
em Tempos de Pandemia
Segundo a
professora Dilva Bertoldi Benvenutti, durante o Ciclo de Debates, foi realizada
uma viagem no tempo e na história, mostrando que a educação e a ciência são
pilares para sair das crises e esteios para prevenir futuras pandemias. Além
disso, foram abordadas as normativas legais para atendimento das aulas remotas
na Educação Básica, os desafios das estratégias tecnológicas, relação família e
escola, papel do professor frente às aulas mediadas por tecnologias, desafios e
possibilidades, entre outros.
"Os
alunos precisam ter a capacidade de ler o mundo além da técnica, das mídias e
das informações; precisam ampliar olhares, tendo a capacidade de pensar,
refletir e argumentar e apresentar sugestões. As melhores ideias nunca foram
pensadas em laboratórios, mas sim em encontros, reuniões, conferências e
diálogos coletivos", avalia a professora.
O acadêmico
de Educação Física, Rafael Ganzer, observa que a educação é uma das áreas
potencialmente afetadas pela pandemia. "O momento atual nos coloca à
frente de uma das grandes problemáticas da educação brasileira: como propor uma
educação igualitária no que se refere à acessibilidade em um país,
fundamentalmente, estratificado e desigual? Como promover a equidade neste
cenário? Questões fundamentais que requerem uma reflexão crítica", observa
o estudante.
Para o acadêmico de Pedagogia, Feiruque de Jesus dos Santos, o Ciclo de Debates é um importante espaço de diálogo, que contribui para compreender a atual conjuntura, a partir de uma reflexão crítica. "Momentos formativos como esse permitem que eu agregue conteúdo a minha subjetividade acadêmica, possibilitando que eu seja um profissional cada vez mais preparado para responder aos desafios da educação contemporânea", avalia o acadêmico.
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