Curso de Pedagogia realiza o 5º Ciclo de Debates

18/05/2020 - 16h01

O curso de Pedagogia da Unoesc São Miguel do Oeste está promovendo o 5º Ciclo de Debates em Educação. Em tempos de pandemia, o conhecimento não pode parar e, toda semana, os acadêmicos participam de uma palestra, mediada por tecnologias, via web no Collaborate. Segundo a coordenadora do curso, professora Giovana di Domênico Silva, estão sendo abordados temas contemporâneos com o objetivo de qualificar o processo formativo dos futuros professores. "No decorrer do processo de formação do professor, é necessário observar os temas contemporâneos, que surgem no contexto social e que precisam ser aprofundados e dialogados na academia", destaca a professora, salientando que estão sendo abordados assuntos afetos à pandemia.

A palestra "Dialogando sobre as pandemias ao longo da história", ministrada pelo professor, doutor Paulo Ricardo Bavaresco, abriu o Ciclo de Debates em Educação. Os acadêmicos também acompanharam a palestra "Educação em tempos de pandemia: estranhamentos e possibilidades" com a professora, doutora Dilva Bertoldi Benvenutti. Nesta semana, a professora, mestra Izoldi Klein Pinheiro trouxe para debate a integração digital em tempos de Covid-19.

Na próxima quarta-feira (20), os acadêmicos realizarão a leitura do filme "Ser e Ter" e, dia 22, ocorrerá o debate com a professora doutora, Carmen Lazarotto, e a professora mestra, Clair Fátima Zacchi. No dia 10 de junho, serão abordados os seguintes temas: inclusão digital, diversidade cultural, sexualidade e gênero, machismo estrutural e relações étnicas. Neste dia, a atividade contará com a participação da diplomada do curso de Psicologia e mestranda em Educação, Eloisa Bido; dos acadêmicos de Psicologia, Elienay Brandão de Oliveira e Newton Bervian. A atividade será mediada pela professora Ângela Bavaresco.

Desafios da Educação em Tempos de Pandemia

Segundo a professora Dilva Bertoldi Benvenutti, durante o Ciclo de Debates, foi realizada uma viagem no tempo e na história, mostrando que a educação e a ciência são pilares para sair das crises e esteios para prevenir futuras pandemias. Além disso, foram abordadas as normativas legais para atendimento das aulas remotas na Educação Básica, os desafios das estratégias tecnológicas, relação família e escola, papel do professor frente às aulas mediadas por tecnologias, desafios e possibilidades, entre outros.

"Os alunos precisam ter a capacidade de ler o mundo além da técnica, das mídias e das informações; precisam ampliar olhares, tendo a capacidade de pensar, refletir e argumentar e apresentar sugestões. As melhores ideias nunca foram pensadas em laboratórios, mas sim em encontros, reuniões, conferências e diálogos coletivos", avalia a professora.

O acadêmico de Educação Física, Rafael Ganzer, observa que a educação é uma das áreas potencialmente afetadas pela pandemia. "O momento atual nos coloca à frente de uma das grandes problemáticas da educação brasileira: como propor uma educação igualitária no que se refere à acessibilidade em um país, fundamentalmente, estratificado e desigual? Como promover a equidade neste cenário? Questões fundamentais que requerem uma reflexão crítica", observa o estudante.

Para o acadêmico de Pedagogia, Feiruque de Jesus dos Santos, o Ciclo de Debates é um importante espaço de diálogo, que contribui para compreender a atual conjuntura, a partir de uma reflexão crítica. "Momentos formativos como esse permitem que eu agregue conteúdo a minha subjetividade acadêmica, possibilitando que eu seja um profissional cada vez mais preparado para responder aos desafios da educação contemporânea", avalia o acadêmico.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.  


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook