Cursos de Direito e Psicologia promovem o debate 'A Pandemia e o Pensamento: Camus, literatura e a solidariedade'

Debate teve a participação de acadêmicos de Psicologia e Direito

Debate teve a participação de acadêmicos de Psicologia e Direito

20/05/2020 - 21h31

Os cursos de Psicologia e Direito da Unoesc promoveram a atividade "A Pandemia e o Pensamento: Camus, literatura e a solidariedade". Os cursos construíram um debate sobre o livro "A Peste", do filósofo franco-argelino, Albert Camus, que conta a história da chegada de uma epidemia na cidade argelina de Orã. O debate inseriu-se em uma discussão ampla, que articulou Literatura e Filosofia, Literatura e Psicologia, Literatura e Direito.

Segundo o professor Ricardo Niquetti, a atmosfera escrita por Camus estimula, afirma e possibilita novas vidas em meio a experiência da peste. "Esse arco conceitual passa por questões importantes que possuem relação com a nossa condição atual, como por exemplo: negacionismo, em relação à gravidade da pandemia; medo da morte banal; o enfraquecimento das expectativas em relação ao futuro ou supressão da projeção linear de futuro; possibilidade de modificação da experiência de solidariedade; profunda mudança no sentido da própria existência individual e coletiva, entre outros", destaca o professor.

O coordenador do curso de Psicologia da Unoesc Pinhalzinho, professor Álvaro Cielo Mahl, salienta que, em tempos de pandemia, o isolamento social, o medo, a incerteza e a mudança no ritmo das relações sociais podem abalar a saúde mental. "Desse modo, é importante discutir e debater a temática sob diversos pontos de vista, para ampliar o entendimento do que acontece e, assim, podermos enfrentar essa problemática em prol do bem-estar de todos", observa o professor.

Para a coordenadora de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste, professora Lisandra Antunes de Oliveira, o debate foi positivo. "A atividade desafiou nossos acadêmicos a pensarem sobre o momento presente, o espírito de solidariedade e de cooperação, pensar no próximo, em suas atitudes e em um planeta autossustentável. Outro fator importante, foi a interação com o curso de Direito, que possibilitou o diálogo entre as áreas", afirma a professora.

O coordenador do curso de Direito, professor Peterson Schaedler, ressalta que para o operador do Direito é importante a compreensão dos problemas, que levam a existência de conflitos em sociedade, quer seja nas relações de trabalho, nas relações familiares ou nas contratuais. "O profissional promoverá um papel importante na resolução dos conflitos oriundos desse momento de pandemia, fazendo uso da lei e demais fontes constitutivas do Direito", salienta o professor.

Reflexões para os acadêmicos

A acadêmica de Direito, Bibiana Bernardi dos Santos, frisa que foi possível entender melhor o contexto atual, por meio de concepções filosóficas, além de saber como aplicá-las ao Direito e à Psicologia.

Para a acadêmica de Psicologia, Ana Júlia Kochhann Pelinson, debates como esse são importantes para o momento atual. "A partir da fala do professor Ricardo Niquetti, refletimos sobre algumas perspectivas de mundo, expressas pelo escritor Albert Camus e sua linha de pensamento "Absurdista". O autor expressa ideias, que vão desde o impacto da formação e estrutura das cidades nos sujeitos até uma perspectiva mais individual, refletindo sobre o quão absurdo é nascer e morrer. Além de debater sobre o papel que cada sujeito pode assumir em situações de calamidade e suas respectivas responsabilidades", conclui a acadêmica. 

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.  


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook