Defesa Civil de SC está em alerta para situação das barragens do estado

01/06/2019 - 12h27

Nesta sexta-feira (31), a Defesa Civil de Santa Catarina declarou que está em estado de alerta, devido ao sistema meteorológico que atua no Estado. O órgão destacou como principal ponto de atenção o Vale do Itajaí.

As barragens operadas pela instituição foram acionadas. A represa Sul, em Ituporanga, as cinco comportas estão fechadas e 43% do lago está ocupado, já a Oeste, no município de Taió, as sete comportas fechadas com o reservatório em 30% da capacidade.

Até o momento a Defesa Civil afirma que foram registradas ocorrências em 37 municípios, dentre elas: Alagamentos, queda de árvores, deslizamentos e destelhamentos. Estações meteorológicas de Apiúna, Blumenau, Rio Negrinho, Brusque, Taió e Timbó encontram-se em estado de atenção devido à tendência de subida de nível dos rios.

Receba os alertas

Para receber o alerta é fácil, basta enviar uma mensagem de texto SMS para o número 40199 contendo apenas o código de endereçamento postal (CEP) do local que deseja receber os alertas.

Recomendações da Defesa Civil de SC

Durante enxurradas não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acidentado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes temporais podem representar o aumento do nível do rio em um curto espaço de tempo;

Em situações de alagamentos e inundações evite o contato com as águas e não passe com veículos em lugares alagados. Da mesma forma não transite em pontilhões e pontes submersas. Acima de tudo muita atenção e cuidado com crianças.

Com grande volumes de chuva também podem ocorrer deslizamentos de terra. Fique atento (a) a qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, a orientação é que a família saia de casa.

Qualquer ocorrência relacionada às chuvas e tempestades deve ser comunicada à coordenadoria municipal de Defesa Civil, pelo do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook