Direção do Hospital Regional apresenta projeto de ampliação aos vereadores

Foto: Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores

Foto: Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores

24/11/2023 - 17h15

O diretor geral do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, Rodrigo Lopes, e a engenheira civil da casa de saúde, Fabiana Lolatto, apresentaram na manhã desta sexta-feira (24) o projeto de ampliação da unidade a vereadores e assessores parlamentares. O encontro foi solicitado pela direção da Câmara e aconteceu no plenário do Poder Legislativo.

Participaram da reunião os vereadores Carlos Agostini, Cris Zanatta, Gilmar Baldissera, Moacir Fiorini, Paulo Drumm e Vanirto Conrad, além de assessores parlamentares e servidores da Câmara.

Inicialmente, Rodrigo Lopes apresentou números de atendimentos realizados atualmente pelo HRTGB. Neste ano, em aproximadamente 10 meses, foram quase 400 mil atendimentos, entre consultas, cirurgias e exames. A casa de saúde dispõe de 92 leitos, dos quais 10 de UTI, e possui em torno de 400 funcionários, além de 90 médicos atuando em 20 especialidades. Além disso, possui trabalhadores terceirizados em determinadas funções.

Somente na área da Oncologia foram realizados neste ano mais de 10 mil consultas, quatro mil quimioterapias e cerca de 900 cirurgias. Lopes destaca que o paciente é encaminhado para o tratamento em aproximadamente 15 dias após o diagnóstico de câncer.

Quanto às cirurgias, neste ano foram realizadas aproximadamente 3700 cirurgias de urgência e emergência e 1700 eletivas. O HRTGB realiza também cerca de 60 partos por mês.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso atende a uma região de 30 municípios e 230 mil habitantes. Sua fila de espera é regulada pela Central de Regulação, sediada em Chapecó e Florianópolis.

PROJETO DE AMPLIAÇÃO

Fabiana Lolatto apresentou detalhes sobre a estrutura atual e a previsão de novas instalações com o projeto de ampliação, que aumentará a estrutura do hospital de cerca de 10 mil m² para 16 mil m². Com as ampliações, que devem ocorrer com a construção de novos andares em estruturas já existentes, será possível ampliar e implantar serviços de UTI Adulto, unidade neonatal, internação pediátrica e obstétrica, Centro de Parto Normal e Obstétrico, internação clínica e centro cirúrgico.

Conforme o projeto, o Hospital Regional ampliará o número de leitos de 92 para 158, e terá sete salas de cirurgia, duas salas de parto cirúrgico, seis quartos PPP (pré-parto, parto e pós-parto) e 30 poltronas para quimioterapia. O investimento estimado é de R$ 55 milhões para a estrutura, sem considerar equipamentos.

BUSCA DE RECURSOS

O objetivo, conforme o presidente da Câmara, Paulo Drumm, é realizar uma audiência com a secretária estadual de Saúde, Carmen Zanotto, e, juntamente com os demais presidentes de câmaras da região, constituir um movimento pluripartidário em prol do Hospital Regional, a fim de buscar recursos para a execução do projeto.

>>   PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 



  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook